2ª edição do Manual do Gestor é lançada no Congresso do Conasems

por / quinta-feira, 11 julho 2019 / Categoria Destaques

Aconteceu em 02 de julho a Sessão de Lançamentos oficial do XXXV Congresso Conasems. O evento ocorreu no Espaço Café Colaborativo, uma nova área inaugurada no congresso com a proposta de promover interação e troca de experiências entre os congressistas. A sessão foi mediada pelo Presidente do Conasems, Mauro Junqueira, e os vice-presidentes, Willames Freire e Charles Tocantins. O presidente do Conasems agradeceu aos secretários e técnicos municipais presentes por estarem prestigiando os mais de 12 lançamentos da noite. “A gente fica muito feliz e muito honrado por estar podendo agraciar os gestores e mais uma vez subsidiar para que eles possam ter ferramentas úteis para uma boa gestão”, completou Mauro.

Os principais lançamentos foram a segunda edição do Manual do Gestor Municipal do SUS, livro que, em edição revisada e ampliada tem como público alvo não só os gestores em início de mandato, mas também enfoque na evolução durante a gestão e no processo de regionalização.

O Manual foi elaborado por cerca de 50 colaboradores em autoria coletiva e teve o Conselho Editorial coordenado pelo Vice-Presidente do Conasems, Charles Tocantins, pela presidente do COSEMS RJ, Maria da Conceição, e pela diretora do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAPPIS/IMS/UERJ), Roseni Pinheiro.  A versão atualizada contou com duas etapas de validação com gestores, e teve a preocupação de incluir questões novas e atuais que fazem parte da rotina de gestão do SUS.

Roseni Pinheiro destacou a evolução apresentada nesta segunda edição: “A gente deu mais dinâmica ao material. Tem a sobrecapa que é o mapa itinerário, onde o gestor pode encontrar situações baseadas nas experiências profissionais, então ele pode ver o que lhe interessa naquele momento e ir direto no capítulo específico.

Foram lançados também o Acervo do digital Conasems e Acervo Sanitaristas, obras documentais que trazem um olhar peculiar do cenário nacional da saúde e do próprio Conselho Nacional de Saúde, e o Balanço da Gestão – Biênio 2017-2019, que apresenta um resumo de todo o mandato da diretoria do Conasems nesse período.


TOP