Pular para o conteúdo
Rua da Alfândega, nº 101, sala 1101 Edifício CDL Rio Business – Centro Rio de Janeiro – RJ21 97528- 0915cosemsrj@cosemsrj.org.br
FacebookInstagramYouTube
Cosems RJCosems RJ
Cosems RJ
Cosems RJ
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato

Cosems RJ divulga trabalhos que participarão da seleção para a Oficina Nacional do ImunizaSUS

Com o encerramento da etapa estadual do ImunizaSUS, no dia 24 de abril, o Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro, divulgou as experiências selecionadas para a Oficina Nacional do projeto. A iniciativa tem como objetivo apresentar estratégias de fortalecimento das ações de imunização dos municípios de todo o país durante a programação do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde/CONASEMS que acontece de 16 a 19 de, em Goiânia.

ImunizaSUS no RJ

As atividades da etapa estadual foram iniciadas em 19 de outubro de 2022, com um evento híbrido, promovido pelo Cosems RJ e que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ), da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No evento, foram registradas participações de todas as Regiões de Saúde do ERJ, com 180 participantes e a disponibilização da integra pelos canais do Cosems RJ na internet.

Depois desse primeiro encontro, fora realizadas etapas regionais, envolvendo as nove Comissões Intergestrores Regionais (CIRs), desencadeando de novembro de 2022, até abril de 2023, reuniões dos GTs ampliados de Vigilância em Saúde e Atenção Básica de cada CIR, com a presença das Secretarias Executivas das CIRs, apoiadores do COSEMS RJ, NADVS, com o objetivo principal de discutir as metodologias a serem seguidas para a devida representatividade regional de cada relato.

A iniciativa possibilitou a interiorização da discussão sobre a melhoria das Coberturas Vacinais em cada município fluminense, e proporcionou, desde o início do Projeto IMUINIZASUS em 2019, a adesão integral dos 92 municípios do ERJ ao projeto.

Após o período de inscrição dos trabalhos, forma selecionadas nove experiências, uma de cada região de saúde fluminense que serão encaminhados ao Conasems.

Conheça os trabalhos selecionados e aprovados pelas CIRs das nove regiões de saúde :

IMUNIZAÇÃO E RASTREIO DAS INCONSISTÊNCIAS ENTRE OS SISTEMAS E-SUS E SI-PNI: UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA AUMENTO DA COBERTURA VACINAL EM ARRAIAL DO CABO
Região de Saúde: BAIXADA LITORANEA – RJ
Tipo de experiência: Municipal (ARRAIAL DO CABO/RJ)

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DA COBERTURA VACINAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA
Região de Saúde: MEDIO PARAIBA – RJ
Tipo de experiência: Regional

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO NA RECUPERAÇÃO DAS COBERTURAS VACINAIS
Região de Saúde: METROPOLITANA I – RJ
Tipo de experiência: Municipal (RIO DE JANEIRO/RJ

ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA II DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Região de Saúde: METROPOLITANA II – RJ
Tipo de experiência: Regional

UMA NOVA ROUPAGEM PARA UMA VELHA FERRAMENTA: PSE ENQUANTO FORTALECEDOR DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÕES
Região de Saúde: NOROESTE – RJ
Tipo de experiencia: Regional

VACINA EU, TU E ELES NO SUS: ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA AMPLIAR A COBERTURA VACINAL NO MUNICÍPIO DE QUISSAMÃ/RJ
Região de Saúde: NORTE – RJ
Tipo de experiencia: Municipal (QUISSAMÃ/RJ)

ESTRATÉGIAS DE SUCESSO PARA DIMINUIÇÃO DA HESITAÇÃO VACINAL E PROMOÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DE VACINAS NA REGIÃO CENTRO SUL DO RIO DE JANEIRO.
Região de Saúde: CENTRO-SUL – RJ
Tipo de experiencia: Regional

DA BUSCA-ATIVA ÀS ALTAS COBERTURAS VACINAIS: FORTALECENDO AS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO DA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE.
Região de Saúde: SERRANA – RJ
Tipo de experiencia: Regional

O Cosems RJ agradece todos os gestores, técnicos, profissionais de saúde e aos Apoiadores Regionais, que se envolveram e se dedicaram a responder não só aos formulários de avaliação como também na confecção, discussão e pactuação dos relatos municipais e regionais.

Categoria: Notícias10 de maio de 2023

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Não às comunidades terapêuticasPróximoPróximo post:17º Congresso Mundial de Saúde Pública

Related Posts

Seleção Mestrado Profissional – Turma 2025/2
12 de junho de 2025
Rede ColaboraAPS abre chamada pública para seleção de experiências inovadoras no SUS
11 de junho de 2025
Cosems RJ convoca para assembleia extraordinária
6 de junho de 2025
Cosems RJ participa da mostra “Boas Práticas dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro na Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
3 de junho de 2025
1ª reunião técnica de unidades oncológicas do Estado do Rio de Janeiro
29 de maio de 2025
Entregue a representantes do município de Carmo a publicação “O SUS no Território Fluminense”
29 de maio de 2025
  • Seleção Mestrado Profissional – Turma 2025/2
    12 de junho de 2025
  • Rede ColaboraAPS abre chamada pública para seleção de experiências inovadoras no SUS
    11 de junho de 2025
  • Cosems RJ convoca para assembleia extraordinária
    6 de junho de 2025
  • Cosems RJ participa da mostra “Boas Práticas dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro na Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
    3 de junho de 2025
  • 1ª reunião técnica de unidades oncológicas do Estado do Rio de Janeiro
    29 de maio de 2025
  • Entregue a representantes do município de Carmo a publicação “O SUS no Território Fluminense”
    29 de maio de 2025
Categorias
  • Apoiadores
  • Assembleia
  • Cofinanciamento
  • destaques
  • Eventos
  • Notas de Repúdio
  • Notas Técnicas
  • Notícias
  • PodCast
  • redes
  • Sem categoria

INSTITUCIONAL

 

Histórico

Missão, Visão e Diretrizes
Diretoria
Corpo Técnico
Secretarias Municipais
Estatuto

 





Cosems RJ
21 97528- 0915 - imprensa@cosemsrj.org.br