O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) vem reafirmando, a cada dia, seu compromisso no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e no apoio aos municípios fluminenses nessa jornada. No último dia 30 de março, a secretaria executiva da entidade, Marcela Caldas, participou de uma importante reunião convocada

NOTA TÉCNICA CONJUNTA 01/2021 – SAFIE/SGAIS/SES-RJ/COSEMS PÚBLICO ALVO Aos Secretários Municipais de Saúde do ERJ; Diretores de Unidades Assistenciais participantes do plano de contingência do combate ao COVID-19 no ERJ; Chefes de Farmácia das unidades assistenciais e Coordenadores de Assistência Farmacêutica Municipal do ERJ. CONTEXTO Considerando o recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Brasil, com o aumento exponencial

OFÍCIO CIRCULAR N° 026/2021/COSEMS-RJ Prezadas (os) Secretárias(os), Vimos pelo presente, solicitar às (aos) gestoras (es) municipais de saúde, para se habilitarem ao recebimento dos 22 (vinte e dois) medicamentos que compõem o “KIT INTUBAÇÃO” (ver elenco no formulário de preenchimento), a partir das pautas de distribuição pactuadas tripartite, resultado da ação noticiada de requisição administrativa

A AEMERJ – Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro e o COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, conclamam toda população fluminense, Prefeitas e Prefeitos, Secretárias e Secretários de Saúde para uma ação conjunta visando conter a crescente transmissão da Covid 19 e diminuir drasticamente a circulação do vírus em todo o nosso estado.

Diante da calamidade sanitária da Covid-19 no Brasil e do rápido agravamento da situação da pandemia no estado do Rio de Janeiro, o COSEMS RJ vem a público manifestar-se.

O crescente aumento do número de casos e internações na rede de saúde do território estadual, conforme dados amplamente divulgados, confirma a gravidade e o recrudescimento da pandemia. Tal fato já levou a rede de saúde de vários estados do país ao colapso.

Unidos pela Vacina

sábado, 06, março , 2021 by

O Movimento UNIDOS PELA VACINA – criado para auxiliar os municípios brasileiros na tarefa de imunizar a população e formado por membros da sociedade civil, entidades e associações – convida os gestores de saúde fluminenses a participar de uma pesquisa sobre o cenário da vacinação no país. A participação dos secretários municipais de saúde é

No último dia 01 de março, a Frente Nacional de Prefeitos(FNP) realizou reunião virtual sobre a constituição de um consórcio
público municipal par a aquisição de vacinas, objetivando a ampliação da imunzação contra a COVID-19 da população brasileira.

Evento acolheu os novos secretários municipais de saúde e lançou o “Manual de Acolhimento aos Novos Gestores: Ações da Superintendência de Atenção Primária à Saúde”
O presidente do Cosems RJ, Rodrigo Oliveira, participou do XXXIII Fórum Estadual de Atenção Primária à Saúde no Estado do Rio de Janeiro, realizado no último dia 24 de fevereiro.

MAIS UMA VEZ O SUS SENDO AMEAÇADO
Não bastasse atingirmos até a próxima quinta-feira (25/02/2021) as trágicas marcas de mais de 10 milhões de infectados e de 250 mil óbitos por COVID 19, o povo brasileiro está também sendo ameaçado com a votação, no Senado Federal, da PEC Emergencial (PEC 186/2019), que traz como proposta o fim da exigência de gastos mínimos do poder público em saúde e educação, com a falsa promessa de que a PEC devolveria a autonomia do orçamento aos governantes.

11 DE DEZEMBRO | 14H | NO YOUTUBE – CANAL DA VIDEOSAUDE Lançamento do Livro IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde A publicação do Programa IdeiaSUS/Fiocruz resulta do trabalho de Curadoria em Saúde, acompanhando e sistematizando práticas do SUS. Não perca‼️ Participação do Conass, Conasems, CNS, Cosems-RJ, Abrasco e CEAAL.

TOP