Angra dos Reis: Fiocruz apresenta trabalhos sobre saúde nuclear

por / terça-feira, 15 setembro 2015 / Categoria SUS que dá certo

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, realizou na quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de setembro, apresentações e treinamentos sobre a saúde em convivência com a energia nuclear. O evento foi direcionado principalmente aos funcionários da Saúde e teve o objetivo de desmitificar algumas crenças comuns em relação ao assunto.

No dia 2 de setembro, foi realizada uma capacitação com funcionários da equipe de saúde da família, com o tema “Genética e atenção primária“, ministrado pelo geneticista clínico e membro do Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Juan Clinton Llerena Júnior.

No dia seguinte, 3 de outubro, houve a apresentação da tese de doutorado de Margareth Attianezi, do Instituto Fernandes Figueira, com o tema “Genética, cultura e saúde: discursos à sombra das usinas de Angra dos Reis“. Durante a apresentação, além de tirar dúvidas dos funcionários de saúde presentes, Attianezi esclareceu que não existem causas cientificas comprovadas de que a presença de uma usina nuclear cause algum dano à população local.

– Essa pesquisa teve o objetivo de avaliar os discursos dos profissionais de saúde e da população leiga, de uma forma geral, que fazem referência à presença da planta nuclear e ao nascimento de crianças com má formação e câncer. A gente entende que o profissional de saúde, antes de tudo, é um educador em saúde, então, deixar esse profissional bem orientado talvez seja uma das formas mais interessantes para combater os mitos que existem em relação a esse assunto. – explicou Margareth.

A superintendente de Atenção Básica, Mayara Diogo, que recepcionou os representantes da Fundação Oswaldo Cruz, enalteceu a importância do evento para os profissionais da rede.

– É um prazer receber aqui pessoas com tanto saber. Todos que estiveram presentes são apaixonados pela profissão e vieram com o único desejo de passar e receber conhecimento, para que, cada vez mais, possamos prestar uma saúde de qualidade – declarou a superintendente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
Foto: Felipe Carneiro


TOP