Apoiadores do Cosems RJ participam de mostra de aprendizagem nacional

por / terça-feira, 28 novembro 2017 / Categoria Destaques, Notícia em Destaque

Evento reuniu apoiadores de todo o país em São Paulo para troca de experiência e avaliação de trabalhos

Reafirmando seu protagonismo na área, os apoiadores do Cosems RJ estiveram em São Paulo, nos dias 22 e 23, para participar da mostra de aprendizagens que encerra o primeiro ciclo do Projeto Apoiador. O evento, reuniu 160 apoiadores, 26 coordenadores e 8 consultores de todo país; e representantes da diretoria do Conasems, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz e Ministério da Saúde. No Cosems RJ, o Projeto Apoiadores já existe desde 2012 e atua intensamente na promoção do apoio regionalizado aos gestores municipais de saúde fluminenses em suas relações com o governo estadual, demais municípios e nas relações interfederativas da região. Entre as ações que marcam essa trajetória estão a elaboração e distribuição de vídeos e publicações que registram os avanços da iniciativa e a realização de seminários e debates que buscam auxiliar os secretários municipais no dia-a-dia da gestão. No início de 2017, foi firmada a parceria com o Conasems e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, que veio agregar ao projeto que já havia se consolidado no Estado do Rio de Janeiro.

A programação do evento em São Paulo contou com momentos de avaliação dos trabalhos desenvolvidos nas regiões de saúde, dos avanços promovidos pela estratégia, bem como os principais desafios a serem superados na gestão municipal de saúde. Participaram os apoiadores Dilian Hill, apoiadora das regiões de saúde Baía da Ilha Grande e Centro Sul; Marcela Caldas, apoiadora da região Médio Paraíba; Fátima Rezende, apoiadora da região Metropolitana I; Solange Cirico, apoiadora da região Serrana; D’Stefano Marcondes, apoiador das regiões Norte e Noroeste. Acompanhado o grupo do Rio de Janeiro, esteve a coordenadora da iniciativa no Rio de Janeiro pelo Conasems, Marta Magalhães.

Para encerrar as atividades, foi realizado um trabalho lúdico por grupos divididos pelas regiões. A região sudeste utilizou a música “Como uma onda”, do cantor e compositor Lulu Santos para simbolizar os avanços do SUS. A canção fala em seu refrão “nada do que foi será do jeito que já foi um dia” e o trecho fez uma alusão a importância do movimento dos apoiadores para o aperfeiçoamento do SUS.

Para o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, o projeto mostrou ser uma estratégia extremamente potente, capaz de alcançar resultados ainda maiores e melhores no futuro. “Contamos com o envolvimento cada vez maior, tanto da diretoria e presidentes de COSEMS, como de todos aqueles que integram a rede colaboradora e mostraram sua dedicação ao longo desse período”, afirmou. Segundo o Mauro, o projeto está com sua continuidade garantida para 2018.

 


TOP