Desde 2012, o Cosems RJ construiu um modelo que oferece suporte técnico à gestão municipal, ofertando apoio regionalizado através, principalmente, dos espaços de governança do SUS. Para sua implantação, a entidade, em parceria com o Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva (CEPESC) elaborou o projeto: “O Apoio como estratégia do COSEMS-RJ para fortalecimento da gestão municipal do SUS no Estado do Rio de Janeiro”.
Em 2017, a iniciativa passou a integrar a “Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS”, projeto desenvolvido por uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde (MS). O objetivo foi aprimorar o processo já construído, à luz de novas estratégias e saberes, tendo a Política de Educação Permanente em Saúde como balizadora da caminhada.
Atualmente, a estratégia Apoiadores Regionais do Cosems RJ conta com a participação de seis apoiadores, profissionais com formação em políticas públicas de saúde, que acompanham as nove regiões de saúde fluminenses, de forma presencial e à distância, participando das instâncias de governança regional e estadual.
A atuação desses profissionais se dá junto aos gestores e equipes técnicas municipais, como suporte para aprimoramento e transformação das práticas de trabalho da gestão municipal e fortalecimento da regionalização.
Coordenação
Marta Gama de Magalhães
Psicóloga, Doutoranda e Mestre em Saúde Pública pela ENSP/ FIOCRUZ, Especialista em Gestão Hospitalar pela ENSP/ FIOCRUZ. Coordenadora da Estratégia Apoio Regional/ Rede Colaborativa para Fortalecimento do SUS do COSEMS RJ,
Entre em contato: martamagalhaes47@gmail.com
Coordenação
Marcela de Souza Caldas
Enfermeira, Doutoranda e Mestre em Saúde Coletiva – Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro (IMS/UERJ). Especialista em Apoio em Saúde pela UNICAMP, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ENSP/ FIOCRUZ e Promoção à Saúde pela UFF. Secretária Executiva do Cosems RJ.
Entre em contato: marcelascaldas@gmail.com
Formada por nove municípios e uma população de cerca de 680 mil habitantes, a região é formada por Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d’Aldeia e Saquarema.
Psicóloga, Especialista em Psicologia da Saúde pela PUC-Betim/MG. Apoiadora Regional do Cosems RJ.
Formada por 12 municípios, que concentram mais de 60% da população fluminense, a região Metropolitana I é composta pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica.
Enfermeira, Especialista em Saúde Mental e Psicanálise pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal Fluminense e
Assessora Técnica e Apoiadora Regional do Cosems RJ.
Caracterizada inicialmente por ser a menor região do estado do Rio de Janeiro em número de municípios e população – respectivamente, três e menos de 300 mil pessoas –, a Baía da Ilha Grande é formada por Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.
Composta por 11 municípios e uma população de cerca de 320 mil habitantes, a região Centro Sul reúne os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.
Administrador, Doutorando e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro (IMS/UERJ), Especialista em Gestão de Risco de Emergências e Desastres em Saúde Pública e Tecnologias Educacionais para Prática Docente pela Fiocruz, Apoiador Regional do Cosems RJ.
Com o maior número de municípios inscritos, a região Serrana é a terceira mais populosa do ERJ, com mais de 900 mil habitantes. Ela é formada por 16 municípios: Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
Enfermeiro, Especialista em Gestão em Saúde pelo IMS/UERJ e Gestão Materno Infantil IFF/ Fiocruz, Aperfeiçoamento em Práticas para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Apoiador Regional do Cosems RJ.
Com mais de 830 mil habitantes, os oito municípios da região são Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Segunda maior região de saúde do ERJ em número de municípios, 14, a Noroeste possui quase 350 mil habitantes, dos quais a maioria – cem mil mil – está concentrada em um município-polo – Itaperuna. Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai fazem parte da região
Com uma população de cerca de 2 milhões de habitantes, a região é formada por sete municípios: Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.
Pedagoga, Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Pública Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ, Especialista em Processos Educacionais com ênfase em Competências pelo Hospital Sírio Libanês, Desenvolvimento de RH, Gestão Hospitalar e Projetos pela ENSP/ FIOCRUZ. Apoiadora Regional do Cosems RJ.
Formada por 12 municípios e mais de 850 mil habitantes. Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda são os municípios que integram a região.