Projeto Apoiadores Regionais

Iniciado em abril de 2012, fruto da parceria entre o Cosems RJ e o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Lappis/UERJ), o Projeto Apoiadores Regionais tem como objetivo promover o apoio institucional regionalizado aos gestores municipais de saúde fluminenses em suas relações com o governo estadual, demais municípios e nas relações interfederativas da região.

Seis apoiadores atuam para garantir o apoio presencial e à distância aos gestores municipais nos espaços de governança regional. Os profissionais participam das reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e da Comissão Intergestores Regionais (CIR) sem direito a voto. Além disso, têm como atribuições apoiar diretamente as Secretarias Municipais de Saúde das regiões; assessorar a diretoria do Cosems RJ; elaborar e encaminhar agendas semanais; realizar reuniões temáticas quando solicitadas; elaborar o Diagnóstico da Região; e elaborar e atualizar os instrumentos do apoio.

Conheça as nove Regiões de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e seus respectivos apoiadores:

Baía de Ilha Grande

Caracterizada inicialmente por ser a menor região do ERJ em número de municípios e população – respectivamente, três e menos de 300 mil pessoas –, a Baía de Ilha Grande é formada por Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.


Apoiadora Regional: Dilian Hill
dilian.hill@cosemsrj.org.br

Baixada Litorânea

Formada por nove municípios e uma população de cerca de 680 mil habitantes, a região é constituída por Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d’Aldeia e Saquarema.

Apoiadora Regional: Suely Osório
suely.osorio@cosemsrj.org.br

Médio Paraíba

Em 1998, foi formado na região o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) – consórcio público de direito público que promove capacitação de profissionais, acompanhamento técnico das secretarias de saúde, desenvolvimento de projetos de saúde pública e outras ações. A Região possui mais de 850 mil habitantes e é formada por 12 municípios, incluindo Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.


Apoiadora Regional: Marcela Caldas
marcela.ab@cosemsrj.org.br

Centro Sul

Composta por 11 municípios e uma população de cerca de trezentos e vinte mil habitantes, a região Centro Sul reúne os municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

Apoiadora Regional: Dilian Hill
dilian.hill@cosemsrj.org.br

Metropolitana I

 Formada por 12 municípios, que concentram mais de 60% da população fluminense, a região Metropolitana I é composta pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica.


Apoiadora Regional: Fátima Rezende
fatima.rezende@cosemsrj.org.br

Metropolitana II

Com uma população de cerca de 2 milhões de habitantes, a região é formada por sete municípios: Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.


Apoiadora Regional: Suely Osório
suely.osorio@cosemsrj.org.br

Noroeste

A segunda maior região de saúde do Estado do Rio de Janeiro em número de municípios, 14, a Noroeste possui quase 350 mil habitantes, dos quais a maioria – cem mil mil – está concentrada em um município-polo – Itaperuna. Os outros 13 municípios menores são Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.


Apoiador Regional: D´stefano Silva
dftefano.silva@cosemsrj.org.br

Norte

Com mais de 830 mil habitantes, é formada por oito municípios: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.


Apoiador Regional: D´stefano Silva
dftefano.silva@cosemsrj.org.br

Serrana

Com o maior número de municípios inscritos, a região Serrana é a terceira mais populosa do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 900 mil habitantes. Ela é formada por 16 municípios: Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Apoiadora Regional: Solange Cirico Costa
solange.cirico@cosemsrj.org.br

TOP