Pular para o conteúdo
Rua da Alfândega, nº 101, sala 1101 Edifício CDL Rio Business – Centro Rio de Janeiro – RJ21 97528- 0915cosemsrj@cosemsrj.org.br
FacebookInstagramYouTube
Cosems RJCosems RJ
Cosems RJ
Cosems RJ
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato

 Cosems RJ aborda avanços e desafios da gestão na primeira assembleia do ano

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ) realizou em 12 de fevereiro, a primeira assembleia de 2026. A reunião discutiu o panorama das principais ações, resultados e desafios da gestão municipal em saúde no estado. Entre os destaques estiveram o avanço de programas assistenciais, a avaliação de indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e questões operacionais envolvendo sistemas e normativas federais.

Um dos pontos centrais foi a apresentação do Programa Agora Tem Especialistas, conduzida pelo diretor Rodrigo Oliveira. Segundo ele, houve ampliação dos mutirões e do uso de unidades móveis no estado, acompanhada de aumento de investimentos. O gestor destacou ainda o recorde na realização de cirurgias eletivas e o fortalecimento da rede de apoiadores, indicando avanço na ampliação do acesso a atendimentos especializados.

Na área da Atenção Primária, foram divulgados os resultados do terceiro quadrimestre de 2025. O cofinanciamento da Estratégia de Saúde da Família recebeu conceito “Bom”, evidenciando desempenho positivo dos municípios. O Cosems RJ orientou os gestores a acessarem os dados detalhados por meio do sistema e-Gestor APS, onde estão disponíveis relatórios completos para acompanhamento dos indicadores.

Outro tema abordado foi o monitoramento das demandas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao longo de 2025. O balanço foi considerado positivo, com a realização de 62 interações com gestores e 46 com ex-gestores. Todos receberam orientações técnicas sobre decisões do órgão, incluindo esclarecimentos sobre recursos, elaboração de defesas e interlocução com conselheiros.

Já em relação ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), foram relatadas dificuldades operacionais. Apesar de os dados estarem sendo alimentados, o sistema ainda não funciona plenamente. O Ministério da Saúde reconheceu inconsistências na plataforma em nota oficial, mas não indicou prorrogação dos prazos, o que mantém a preocupação entre os gestores municipais.

Por fim, o Cosems RJ apresentou um Guia Prático sobre a Portaria GM/MS nº 10.169/2026, elaborado em formato de checklist. O material orienta os municípios sobre os procedimentos para a transferência fundo a fundo de recursos suplementares, incluindo requisitos, prazos e documentação necessária para solicitações na APS e na Média e Alta Complexidade.

A reunião reforçou a importância do apoio técnico e da articulação entre os entes federativos para garantir a eficiência da gestão e a ampliação do acesso aos serviços de saúde no estado.

Categoria: Assembleia16 de fevereiro de 2026

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:2ª Reunião da Diretoria do ConasemsPróximoPróximo post:Inauguração do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada)

Related Posts

Estratégias para o fortalecimento do SUS foram tema da assembleia de abril
15 de abril de 2026
Cosems RJ aprova contas de 2025 e debate avanços da saúde pública na assembleia de março
18 de março de 2026
Assembleia mensal do Cosems RJ destaca balanço de 2025 e avanços estratégicos para o SUS
20 de dezembro de 2025
Assembleia de novembro debate avanços na Atenção Especializada
25 de novembro de 2025
Capacitações, Transparência e financiamento em Saúde foram tema da assembleia de outubro
12 de outubro de 2025
Assembleia mensal destaca avanços em monitoramento, formação técnica e participação nacional
12 de setembro de 2025

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário

  • Estratégias para o fortalecimento do SUS foram tema da assembleia de abril
    15 de abril de 2026
  • Cosems RJ publica Nota Técnica que consolida avanços na Imunização
    15 de abril de 2026
  • Experiências classificadas para apresentação da 6ª Mostra Estadual de PRÁTICAS DE SAÚDE Cosems RJ/IdeiaSUS-FIOCRUZ
    15 de abril de 2026
  • COSEMS RJ institui Comissão de Avaliação da 6ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde
    26 de março de 2026
  • 8ª Conferência Nacional de Saúde: há 40 anos, o Brasil afirmava a saúde como direito de todos
    26 de março de 2026
  • Cosems RJ aprova contas de 2025 e debate avanços da saúde pública na assembleia de março
    18 de março de 2026
Categorias
  • Apoiadores
  • Assembleia
  • Cofinanciamento
  • destaques
  • Eventos
  • Notas de Repúdio
  • Notas Técnicas
  • Notícias
  • PodCast
  • redes
  • Sem categoria

INSTITUCIONAL

 

Histórico

Missão, Visão e Diretrizes
Diretoria
Corpo Técnico
Secretarias Municipais
Estatuto

 





Cosems RJ
21 97528- 0915 - imprensa@cosemsrj.org.br