Cosems RJ e Fiocruz realizam 1ª Roda de Práticas do IdeiaSUS

por / sexta-feira, 08 dezembro 2017 / Categoria Destaques

Evento apresentou experiências exitosas dos municípios fluminenses na área da Saúde

No dia 27 de novembro, gestores municipais de saúde de municípios fluminenses estiveram reunidos no campus de Maguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para participar da 1ª Roda de Práticas e Soluções de Saúde do IdeiaSUS. O evento é fruto da cooperação técnica entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) e a Fiocruz e tem como objetivo permitir uma maior aproximação da área da pesquisa e de inovação tecnológica com os gestores.

A programação contou com debates, dinâmicas e a apresentação de experiências exitosas de municípios como Resende, Porto Real, Silva Jardim, Três Rios e Niterói, municípios que tiveram suas experiências reconhecidas nos últimos congressos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Entre os temas principais estão planejamento, regulação, entre outros. A troca favorecida pelo formato do encontro faz com que a roda se torne uma atividade de promoção de educação permanente.

“Quando estamos no nosso dia-a-dia, em função das dificuldades, acabamos desenvolvendo estratégias para conseguir garantir a assistência integral da saúde da população. Porém, muitas vezes, não percebemos que estamos criando uma nova possibilidade, uma nova tecnologia que precisa ser compartilhada”, ressalta a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Segundo Maria da Conceição, aí está a importância desse espaço: em apresentar experiências que deram certo localmente e que podem ser incorporadas por outros municípios. Durante o evento, os gestores e técnicos das secretarias municipais de saúde sugeriram que novos encontros do tipo sejam realizados nas regiões para incrementar a troca de experiências e de boas práticas.

A coordenadora do termo de cooperação entre o Cosems RJ e a Fiocruz, Marta Magalhães, destaca que o evento foi uma primeira aproximação entre as duas instituições. “É uma oportunidade para que a gestão municipal relate suas experiências cotidianas e exitosas para o fortalecimento do SUS nos municípios. Existe uma riqueza, uma potência no SUS, que precisa ser estimulada através dos profissionais de saúde e dos gestores”, dispara Marta. “Os próximos passos incluem levar a Roda de Conversa para as regiões, estimulando os municípios a apresentarem suas experiências para gerar intercâmbio e troca de informações com o objetivo de qualificar a saúde pública”, finaliza.

As melhores experiências estarão disponíveis no Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente, o portal do IdeiaSUS (http://www.ideiasus.fiocruz.br)

Confira a matéria exibida sobre o evento no Canal Saúde

 

 

 


TOP