Cosems RJ e IdeiaSUS/Fiocruz divulgam experiências selecionadas para Rodas de Práticas que acontecerão em junho e julho

por / segunda-feira, 04 junho 2018 / Categoria Destaques

Após a inscrição de 72 experiências – demonstrando a força, protagonismo e potência da gestão municipal em nosso estado – 19 trabalhos foram selecionados para participar das duas Rodas de Práticas que acontecerão em junho e da que vai acontecer em julho, Pré-Congresso Abrasco. A primeira Roda de Práticas deste ano contará com experiências das regiões Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba e acontecerá em Piraí, no dia 14 de junho. A segunda, com experiências das regiões Metropolitana II e Baixada Litorânea, será realizada no dia 20 de junho, em Niterói. Já a terceira oportunidade que os municípios terão de trocar experiências será na roda que acontece antes do congresso da Abrasco, no dia 24 de julho.

Reunião preparatória

Os organizadores das rodas convidam os autores sorteados para as Rodas Regionais de Junho, que acontecerão nos municípios de Piraí e Niterói, para a reunião preparatória que será realizada na próxima terça, 5 de junho, no Rio de Janeiro. O encontro acontecerá às 10 horas, na sala 815 do Prédio da Expansão da Fiocruz, na Avenida Brasil.

Oportunamente, os sorteados para a Roda do Pré-Congresso da Abrasco também serão convidados para agenda de reunião preparatória.

Como foi o processo de seleção?

No dia 23/05/18 foi realizado o sorteio das experiências para as Rodas Regionais de Junho em Piraí e Niterói, na sede do Cosems RJ, na presença da Comissão Organizadora e de membros da equipe Cosems RJ.

Esse sorteio foi realizado conforme o estabelecido na Nota Orientativa divulgada nas CIR das Regiões Médio Paraíba, Baía da Ilha Grande, Metropolitana II e Baixada Litorânea e nas Assembleias do COSEMS de abril e maio de 2018 e publicada no site do Cosems e no do IdeiaSUS/Fiocruz

Diante da amplitude de inscrições e da Oficina IdeiaSUS a ser realizada no Pré-Congresso da Abrasco, a Comissão Organizadora decidiu pela realização de um segundo sorteio, com oito novas vagas, oportunizando a participação em uma das Rodas de Práticas da referida Oficina.

O IdeiaSUS/Fiocruz e o Cosems RJ, parceiros e organizadores dos eventos, parabenizam pela intensa mobilização das secretarias municipais de saúde.

Confira o resultado:

1-    Roda de Práticas IdeiaSUS e COSEMS das regiões Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba – 14/06/18:

Local: Piraí

Horário: 9 horas

Experiências sorteadas:

  • Articulação intersetorial e interinstitucional para a capacitação de agentes de saúde e defesa civil em desastres – município de Angra dos Reis; autor principal: Romário Gabriel Aquino.
  • A Construção da Informação como ferramenta de articulação e integração da Rede de Atenção à Saúde – município de Angra dos Reis; autor principal: Luciana Rossinol Silva.
  • Protocolo de ações preventivas para a proteção dos trabalhadores expostos à radiação ionizante. – município de Angra dos Reis; autor principal: Ana Cláudia Marinho Cardoso.
  • Organização da Rede Intersetorial para proteção e enfrentamento da violência – município de Mangaratiba; autor principal: Elisa Goulart
  • Projeto Qualidade de Vida – município de Piraí; autor principal: Fernando Luiz de Souza Junior.
  • Vigilância da Febre Amarela nas comunidades de difícil acesso no município de Rio Claro; autor principal: Reynaldo de Jesus Oliveira Junior.
  • Ações de Controle dos vetores transmissores das principais arboviroses no município de Rio Claro; autor principal: Rosiane Ferreira Duque.
  • Fechamento da CLIVAPA – desinstitucionalização dos pacientes– município de Quatis; autor principal: Érica Rabelo de Almeida.
  • FIOCRUZ – Gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos médicos para unidades de saúde – autor principal: Maria Infante
  • IFF/FIOCRUZ – INSTITUTO DOWN – Caixa e Bacia: objetos multisensoriais para estimulação infantil; autor principal: Maria Antonia Goulart.

2-    Roda de Práticas IdeiaSUS e COSEMS das regiões Metropolitana II e Baixada Litorânea – 20/06/18:

Local: Niterói

Horário: 9 horas

Experiências sorteadas:

  • Farmácia Emergencial– município de Casimiro de Abreu; autor principal: Rene Dias dos Santos;
  • Simpósio Conhecendo o Alzheimer (uma experiência de sucesso) – município deCasimiro de Abreu; autor principal: Luciane de Souza Barbosa Stutz.
  • Diagnóstico Situacional da Rede de Rio das Ostras; autor principal: Rosimeri de Souza Azevedo.
  • Reorganização do Polo de Oncologia de Cabo Frio;autor principal: Mônica Vieira Gonçalves.
  • Combate ao abandono dos idosos nas ações do PSE – município de Silva Jardim; autor principal: Fabiane Domingues.
  • O grupo de trabalho intersetorial municipal (GTIM) como disparador de políticas intersetoriais no Programa Saúde na Escola – município de Maricá; autor principal: Gilson Luiz de Andrade.
  • Descentralização da testagem rápida para Sífilis congênita adquirida e na gestação ofertando tratamento – município de São Gonçalo; autor principal: Evelin Veiga Mendonça Bastos.
  • Gestantes usuárias de drogas e em situação de rua: a complexidade da atenção materno infantil e os desafios do Consultório na rua de Niterói; autor principal: Alexandre Trino.
  • IFF/FIOCRUZ – INSTITUTO DOWN – Caixa e Bacia: objetos multissensoriais para estimulação infantil; autor principal: Maria Antonia Goulart.

 3-    Roda de Práticas IdeiaSUS  – Pré-Congresso Abrasco – 24/07/18:

Local: UERJ

Horário: 9 horas

Experiências sorteadas:

 Humanizando as Portas de Entrada – município de Porto Real; autor principal: Giane Aparecida Gioia.

  • Implementação da Planilha de seguimento de Lesões Orais como ferramenta para a coordenação do cuidado pelas Equipes de Saúde Bucal na ESF do município de Piraí – município de Piraí; autor principal: Lívia de Paula Valente Mafra.
  • Terapia Comunitária: Espaço de Partilha e Enfrentamento de Pequenos Conflitos – município de Volta Redonda; autor principal: Fabíola Angelita C. Bastos Martins.
  • Introduzindo o Planejamento em Saúde no cotidiano da Gestão – município de Maricá; autor principal: Maria Angélica Duarte Silva.
  • Educação Permanente em Saúde – município de São Gonçalo; autor principal: Thatiana Vieira Mattos.
  • Percepção e cuidados à pacientes com úlceras venosas dentro da Estratégia Saúde da Família – município de Rio Bonito; autor principal: Mariana Nogueira.
  • Políticas Sociais e seus impactos na saúde da população – 25 anos do Programa Médico de Família em Niterói – município de Niterói; autor principal: Lucia Elena Ferreira Leite.
  • Projeto Só Risos – município deCasimiro de Abreu; autor principal: Fernanda Cordeiro Marins Sarzedas.

TOP