Cosems RJ e SES-RJ iniciam série de Acolhimentos Regionais a secretárias e secretários municipais de Saúde

por / quarta-feira, 01 fevereiro 2017 / Categoria Destaques, Notícias Cosems RJ

As regiões Médio Paraíba, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande já receberam a iniciativa, que dá continuidade ao diálogo iniciado no dia 19 de janeiro, no Palácio da Guanabara

 

Na semana de 23 a 27 de janeiro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), deu continuidade à aproximação com os gestores municipais de saúde iniciada no evento Integra Saúde, realizado no último dia 19, no Palácio da Guanabara. Três regiões fluminenses de Saúde – Médio Paraíba, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande – receberam o acolhimento regional dos novos secretarios municipais, promovidos pela entidade em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Os encontros seguem nas próximas semanas, até contemplarem as nove regiões do Estado.

“Os encontros têm se configurado como boas oportunidades de diálogo e conhecimento mútuo. Avalio ser bastante positivo que os secretários municipais e também os técnicos de cada município conheçam, logo no início da nova gestão, os assessores técnicos do Cosems RJ que vão apoiá-los no cotidiano”, afirma a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Na segunda-feira, 23 de janeiro, o acolhimento regional da região do Médio Paraíba foi o primeiro encontro realizado. Além da presidente do Cosems RJ, estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr. e sete secretários municipais de saúde, um subsecretário, além de assessores e técnicos. Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) também estiveram no evento. Durante o encontro, a equipe do Cosems RJ distribuiu o Caderno de Apoio à Gestão Municipal de Saúde, publicação fruto de uma parceria entre Cosems RJ e o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/UERJ) e que contém os principais indicadores de saúde de cada município.

No dia seguinte, 24 de janeiro, a iniciativa chegou à região Centro-Sul. O evento aconteceu no Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, e contou com a participação de seis prefeitos, uma vice-prefeita, além de secretários de Saúde e técnicos dos municípios da região. A presidente do Cosems RJ e o secretário secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., conduziram o encontro, que contou com uma apresentação, da assessora técnica do Cosems RJ, Marcela Caldas, sobre o projeto Apoiadores Regionais – fruto da parceria da entidade com o Lappis Integralidade Em Saúde (IMS/UERJ) – e também com a distribuição do Caderno de Apoio à Gestão Municipal de Saúde.

Já na região da Baía de Ilha Grande, o acolhimento regional de novos gestores aconteceu no dia 26 de janeiro, em Angra dos Reis. O evento contou com a presença de técnicos e dos secretários municipais de saúde dos três municípios que integram a Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty. A presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, também participou do Acolhimento, ao lado de assessores da entidade e de representantes da SES-RJ. Mais uma vez foi feita uma apresentação sobre o papel do Cosems RJ e sobre o projeto Apoiadores Regionais e distribuído os Cadernos de Apoio à Gestão Municipal de Saúde.

Todos os eventos de acolhimento regionais contaram com a participação da Assessora de Regionalização da SES-RJ, Monique Fazzi, que apresentou aos secretários municipais de saúde um histórico sobre a regionalização no Estado, seus pressupostos e apontou os avanços e desafios na área. “Neste contexto, podemos destacar que no Estado do Rio de Janeiro se observa o desenvolvimento da governança regional não somente nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais, mas também nas atividades dos grupos condutores e técnicos regionais. Porém, precisamos ampliar a participação de nossos gestores”, reforçou.

Nas próximas semanas serão realizados seis novos eventos de Acolhimento Regional nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea.

Fotos: Everton Barsan/SES


TOP