Cosems RJ e SES-RJ realizam Seminário Regionalização e Governança Regional

por / segunda-feira, 22 outubro 2018 / Categoria Destaques

O Cosems RJ e a Secretaria Estadual de Saúde promoveram, no dia 18, na capital fluminense, a segunda etapa do Seminário Regionalização e Governança Regional. O evento faz parte da estratégia de fortalecimento do Planejamento Regional Integrado na organização da Rede de Atenção à Saúde no Estado do Rio de Janeiro.

O grande tema foi “Governança do SUS e Regiões de Saúde no estado do Rio de Janeiro” e o debate tratou de regionalização, financiamento e governança. A mesa de abertura contou com a participação da presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, da Assessora de Planejamento da SES-RJ, Mônica Almeida, e do Coordenador de Gestão do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde, Walter de Godoi.

Além de representantes da SES-RJ e do Cosems RJ, o evento contou com a participação de especialistas e técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Monique Fazzi, assessora de Regionalização da SES-RJ, falou sobre o panorama da governança nas regiões de Saúde do estado. O tema do financiamento e o debate sobre investimentos em contraposição à austeridade fiscal foi abordado por e Angélica Santos, da Ensp/Fiocruz. Já o debate sobre governança do SUS nas regiões de saúde – regionalização, processos decisórios e responsabilidades compartilhadas – ficou a cargo de Nilo Brêtas Junior, do Conasems, René Santos, do Conass e Mariana Vercesi, da Ensp/Fiocruz.

A primeira etapa do seminário aconteceu no dia 19 de setembro e foi impulsionada pelo debate sobre o processo de regionalização no estado do RJ e a proposta de Macrorregiões de Saúde. A abertura oficial do evento contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Gama, do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, da presidente do Consems RJ, Maria da Conceição Souza Rocha, além de um representante do Conass.


TOP