Pular para o conteúdo
Rua da Alfândega, nº 101, sala 1101 Edifício CDL Rio Business – Centro Rio de Janeiro – RJ21 97528- 0915cosemsrj@cosemsrj.org.br
FacebookInstagramYouTube
Cosems RJCosems RJ
Cosems RJ
Cosems RJ
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato

COSEMS RJ participa do Primeiro Encontro Regional da Atenção Primária à Saúde

Em 21 de março foi realizado o Primeiro Encontro Regional da Atenção Primária à Saúde (APS), no município de Valença (RJ). O evento foi organizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS), em parceria com o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – ambos mantidos pela Fundação Dom André Arcoverde (FAA) –, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Valença. O Cosems RJ foi representado por sua Vice-Presidente Regional do Médio Paraíba, a Secretária Municipal de Saúde de Piraí, Giane Gióia.

Giane participou como palestrante da primeira mesa da programação, que teve por tema “Os atuais desafios para estruturação e consolidação da Atenção Primária.”. Também participaram da mesa o Coordenador-Geral de Saúde da Família e Comunidade do Ministério da Saúde, José Eudes Barroso e a Superintendente de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), Halene Armada. A coordenação desta primeira mesa coube ao Assessor Técnico do Cosems RJ, José Luis Luli de Paiva.

No período da tarde, foi a vez de se tratar do tema das equipes multidisciplinares, com a mesa “Implantação e desenvolvimento de processos de trabalho de equipes multiprofissionais na APS”, que contou com a assessora da Coordenação de Ações Interprofissionais do Ministério da Saúde, Kimielle Cristina Silva, a coordenadora das equipes multiprofissionais de Valença, a assistente social Ivanita Pereira Farias e o professor da FAA, o educador físico do Projeto PROCUIDAR, Antônio Paulo Castro. Essa mesa foi coordenada por Ana Beatriz dos Reis Rodrigues – Diretora do CEPABS/FAA.

Ainda na programação, houve a apresentação de trabalhos ligados ao tema na forma de pôsteres. Os municípios de Barra do Piraí, Rio Claro, Valença e Volta Redonda tiveram trabalhos aprovados e expostos durante o evento.

O primeiro encontro regional teve uma participação de mais de 300 pessoas, entre trabalhadores da APS, alunos da FAA e gestores e equipes técnicas de diversas secretarias municipais de saúde.

Estiveram presente no encontro dos secretários municipais de saúde de Itatiaia (Luiz Eduardo Saldanha), de Paraíba do Sul (Raphael Borges – secretário adjunto), de Paty do Alferes (Fabiana Cerqueira) e de Valença (Paulo Roberto Russo), o anfitrião do evento. Também acompanhou o evento o Assessor Técnico do Cosems RJ e Secretário-Executivo do CISMEPA, Rodrigo Lages.

Categoria: Notícias25 de março de 2024

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Seminário de experiências exitosas da Baixada Litorânea é destaque no boletim Educação em DebatePróximoPróximo post:4o Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS Fiocruz

Related Posts

Utilização de Recursos de Emenda Parlamentares Coletivas para Despesas com Pessoal da Saúde.
31 de outubro de 2025
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA SAÚDE DA PÓPULAÇÃO NEGRA
27 de outubro de 2025
XII Congresso Brasileiro de Telessaúde e Saúde Digital
23 de outubro de 2025
Oficina de Boas Práticas em Saúde
22 de outubro de 2025
3ª Oficina Regional Marcos Motores no Desenvolvimento Infantil
22 de outubro de 2025
Mostra de Práticas em Saúde da Baixada Litorânea
20 de outubro de 2025

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário

  • 2ª edição do curso de letramento racial para trabalhadores do SUS
    5 de novembro de 2025
  • Atenção, o prazo de Cadastro da sua proposta no FIIS está quase se encerrando!!
    3 de novembro de 2025
  • Pesquisa sobre a aplicação das emendas parlamentares na saúde
    3 de novembro de 2025
  • Utilização de Recursos de Emenda Parlamentares Coletivas para Despesas com Pessoal da Saúde.
    31 de outubro de 2025
  • DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA SAÚDE DA PÓPULAÇÃO NEGRA
    27 de outubro de 2025
  • XII Congresso Brasileiro de Telessaúde e Saúde Digital
    23 de outubro de 2025
Categorias
  • Apoiadores
  • Assembleia
  • Cofinanciamento
  • destaques
  • Eventos
  • Notas de Repúdio
  • Notas Técnicas
  • Notícias
  • PodCast
  • redes
  • Sem categoria

INSTITUCIONAL

 

Histórico

Missão, Visão e Diretrizes
Diretoria
Corpo Técnico
Secretarias Municipais
Estatuto

 





Cosems RJ
21 97528- 0915 - imprensa@cosemsrj.org.br