Em tempo de isolamento social, Cosems RJ se reinventa e oferece eventos online para debater temas importantes para a saúde pública fluminense

por / segunda-feira, 20 julho 2020 / Categoria Destaques, Notícia em Destaque

O isolamento social, medida necessária para o enfrentamento da transmissão do coronavírus, não limitou as ações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) na defesa e na busca de melhorias para a saúde fluminense. Desde o mês de abril, as assembleias mensais estão sendo realizadas de forma remota por meio de uma sala virtual, para garantir as discussões e o dialogo entre os gestores. Além disso, a entidade se reinventou e está promovendo debates online em lives e webnários, com convidados especiais e levando informação segura e precisa sobre a atual situação da saúde pública no Estado em tempos de pandemia. Os encontros, transmitidos pela plataforma Zoom e pelo Facebook da Cosems RJ, acontecem em parceria como instituições como o Observatório do Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro – AEMERJ, Secretaria de Estado e Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ) e Laboratório de Pesquisa Sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis/ UERJ).

A primeira iniciativa nesse formato foi realizada no dia 22 de junho e abordou o tema “Organização da Rede Municipal de Saúde com Ênfase na APS para o enfrentamento da pandemia: A experiência de Florianópolis. Ainda no mês de junho, dia 29, o webnário “As relações interfederativas no SUS e o enfrentamento da Covid-19”, contou a participação, além da presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro e o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Já no mês de julho, um encontro virtual discutiu o tema “Flexibilização do distanciamento social e interiorização do Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro”, organizado em parceria com o Observatório Covid-19 da Fiocruz e realizado no dia 03 de julho. “Não podemos estar reunidos presencialmente, mas é preciso nos reinventar e encontramos uma forma interessante e eficaz de comunicação”, reforça a presidente do Cosems RJ. No dia 15 de julho, o Cosems RJ teve um papel fundamental na realização do Fórum de Assistência Farmacêutica online, com o tema componente especializado CEAF.  

O webinário “Estratégias para ampliação de testes Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro” discutiu o tema no último dia 16 de julho. Participaram como convidados palestrantes o secretário municipal de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira e o assessor de vigilância em saúde da SES RJ, além da presidente do Cosems RJ, que apresentou um panorama atual do município de Piraí, do qual é secretária municipal. “Precisamos realizar mais iniciativas desse tipo. Um debate simples e temos que ter coragem de vir para esse espaço falar das nossas dificuldades. Só juntos é que vamos conseguir avançar”, avalia Maria da Conceição de Souza Rocha.

Todos os encontros, que registraram um público expressivo, estão disponíveis na íntegra no Facebook do Cosems RJ (www.facebook.com/CosemsRJ).


TOP