Especialistas debatem organização das Redes de Atenção à Saúde

por / terça-feira, 06 novembro 2018 / Categoria Destaques

Debate será transmitido pela internet e pretende dar suporte à organização dos complexos reguladores

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), o Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz) e IdeiaSUS/Fiocruz realizam no dia 12 de novembro, às 14 horas, um debate online que será transmitido para todo o Brasil sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS). Com o tema “Regulação: assistência à saúde e regulação do cuidado”, o objetivo é dar suporte aos gestores municipais de saúde para a organização das RAS e dos complexos reguladores.

O debate será transmitido pela internet no site do CEE www.cee.fiocruz.br e também pelo Facebook em www.facebook.com/ceefiocruz. Os participantes poderão fazer perguntas e a recomendação é a de que equipes técnicas e os gestores das secretarias municipais assistam ao debate juntos. Veja, no final, a lista de locais onde haverá transmissão no estado.

O evento contará com a palestra do pesquisador da Unicamp Domenico Feliciello, e com a participação dos debatedores Jorge Harada, professor da Unifesp, José Carlos de Moraes, da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos. A coordenação será de José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde.

Entre os temas estão a organização da saúde, a coordenação do cuidado e a regulação do acesso aos serviços. Também serão debatidas questões como a necessidade de integração dos processos de planejamento, contratualização, regulação, monitoramento, avaliação e auditoria de serviços de saúde.

Desafios da gestão

A definição de quais devem ser os serviços ofertados no município ou região de saúde e de como os municípios devem se organizar para atender, da melhor maneira, os usuários do SUS, são preocupações frequentes do gestor municipal. Para garantir que o usuário tenha acesso às tecnologias alocadas nos diferentes serviços e no tempo de sua necessidade, o gestor é demandado para a definição de um processo de negociação de regras e de fluxos previamente definidos e integrados de assistência do usuário.

Tudo isso depende da viabilização de instrumentos que deem suporte à elaboração da “Programação de Atenção à Saúde” e da relação direta que esta deve ter para a organização das ações de regulação em saúde. O debate pretende esclarecer questões a auxiliar os gestores a superar os desafios e fragilidades do processo de assistência à saúde e coordenação do cuidado e na organização das Redes de Atenção à Saúde.

Em quatro regiões de Saúde do nosso estado, gestores e técnicos vão se reunir para assistir à transmissão em grupo. Veja a lista de endereços abaixo:

– Região Metropolitana II

Na Região Metropolitana II, o debate será transmitido no auditório da Prefeitura de Niterói, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O endereço é Rua Visconde de Sepetiba n° 987, 9° andar, Centro, Niterói.

– Região Noroeste

Na região Noroeste o encontro será na sala de reuniões da CIR Noroeste situada na Rua Coronel Romualdo Monteiro de Barros, 11 – Altos – Cidade Nova – Itaperuna.

– Baixada Litorânea
Na BL a transmissão acontece no Auditório da Prefeitura de Cabo Frio – Av.Assunção, 760, São Bento.

– Região Médio Paraíba

Na Médio Paraíba o grupo vai se reunir para assistir ao debate na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMEPA), em Volta Redonda. O endereço é rua 22, nº 349 – Vila Rica/Jardim Tiradentes.

Se você se interessa por este tema central para o SUS, ajude a organizar sua equipe para assistir à transmissão do debate em conjunto!

Serviço:

Debate “Regulação: assistência à saúde e regulação do cuidado”
Data e horário: 12 de novembro, das 14h às 17h
Links de transmissão: www.cee.fiocruz.br ou www.facebook.com/ceefiocruz
Não é necessário fazer inscrição


TOP