Itaperuna: Ações de combate à dengue chegam à feira livre

por / quarta-feira, 07 outubro 2015 / Categoria SUS que dá certo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, através da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVAS) vem realizando diversas ações de combate e prevenção à dengue, incluindo ações na Feira Livre do município. O secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys ressalta que a ação faz parte das estratégias de prevenção de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Os duelos entre os agentes ambientais e o mosquito acontecem todos os dias. É importante destacar que é grande a responsabilidade da população para com os cuidados em suas residências, onde é encontrado o maior número de depósitos com larvas do mosquito”, afirma o secretário.

Os agentes de Vigilância Ambiental distribuíram folders, cartazes, adesivos e cartilhas para conscientizar os frequentadores da Feira. Segundo Heron Macedo, coordenador do CVAS, a mobilização social através da educação em saúde é uma ferramenta essencial no enfrentamento da luta contra o Aedes aegypti. “Capacitamos nossos agentes para serem multiplicadores da informação. Para que tenhamos êxito nas abordagens, oferecemos a cada cidadão material didático ilustrativo. Sem a parceria da população fica difícil o combate contra o mosquito. Contamos com a cooperação de todos os itaperunenses nessa luta”, reforça Heron.

Francisco de Assis Moura, morador da Cehab, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Quando cheguei e vi aquela barraquinha armada com o pessoal da Saúde, achei que era para verificar a pressão. Quando perguntei o funcionário ele falou que era para alertar sobre a Dengue e me esclareceu algumas dúvidas. Gostei muito e levei o material sobre como cuidar da casa para mostrar a família. A iniciativa está de parabéns”, diz Francisco.


TOP