Nosso Conselho

Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e pós-doutorado pelo Programa de Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (2007-2008). Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, com atividades de pesquisa e ensino sobre temas relacionados à saúde ambiental e aos desastres. Editor Científico Editora Fiocruz. Atualmente coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde. .

Professor de Política e Planejamento em Saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Graduação em Ciências Econômicas (2008), Mestrado em Ciências Econômicas (2014) e Doutorado em Ciências Econômicas (2018) pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutorado-sanduíche na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), França (2015-2016). É pesquisador do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre Empresariamento na Saúde (GPDES), no Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI-B – do CNPq (2016-2018) no Projeto “Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), inovação e dinâmica capitalista: desafios estruturais para a construção do sistema universal de saúde no Brasil”, atuando no IESC/UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: economia brasileira e desenvolvimento econômico; cadeias globais de valor; financeirização no setor saúde e saúde coletiva.

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1978, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)t em 1991 e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1997. Foi coordenadora de prevenção do Instituto Nacional de Câncer entre 2003 e 2007. É professora do Instituto de Medicina Social (IMS) – UERJ desde 2000 e em janeiro de 2019 foi aprovada como professora titular. Desenvolve pesquisas no campo da epidemiologia de doenças crônicas não-transmissíveis com ênfase na epidemiologia aplicada à avaliação de políticas de prevenção e controle do câncer. É bolsista de produtividade do CNPq e do programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Faz parte do Steering Committee do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (CONCORD), liderado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM). Foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) entre agosto de 2018 e julho de 2021.

Possui mestrado em Saúde Pública (2015), especialização em Epidemiologia (1984) e especialização em Saúde Pública (1983), todos pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ. Médica, UGF (1980). Sanitarista concursada da SES-RJ (1986 – atual). Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Informação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: informação em saúde, planejamento em saúde, avaliação de sistemas de saúde, serviços de saúde, utilização de serviços de saúde, regionalização e hierarquização em saúde, redes de atenção em saúde, programação pactuada integrada (PPI). Assessora-Chefe de Informação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (2011-16), respondeu pela área de informação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, como Gerente Geral de Informação e Sistemas de (2005-11) e Gerente de Informação de (2003-05). Foi Diretora do Centro de Programação em Saúde da Subsecretaria de Planejamento da SES-RJ, responsável pela condução da PPI no ERJ (1998-2003), Coordenadora da Coordenadoria de Programação de Região Metropolitana, do Centro de Programação em Saúde, da Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento, da Secretaria de Estado de Saúde, do Estado, do Rio de Janeiro, (1995-98) Assessora Chefe de Programação da Região Metropolitana (1992-95). Atuação na Membro da Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA) de 2003 -14, integrando a Oficina Técnica Interagencial (OTI), a Secretaria Técnica e os grupos técnicos de Recursos e Cobertura. Membro da Câmara Técnica de Informação e Informática do CONASS de (2011-16). Atualmente atua em atividades de informação, monitoramento e avaliação em saúde junto ao DGH/SAS/MS e Fiocruz.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Coordenador Adjunto da iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro “Brasil Saúde Amanhã” da Fundação Oswaldo Cruz. Diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Médico aposentado do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (1992-2021). Foi consultor de Relações Internacionais do Consórcio Brasileiro de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde. Ex-Professor Adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ. Foi Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (1988-90) e Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (2007-08), entre outros cargos públicos. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO (2000-03), Membro da Diretoria da International Society for Quality in Health Care (2011-13), Diretor Ad-hoc do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES (2012-13) e Coordenador Adjunto da Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (2012-14). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços de saúde, políticas e administração em saúde, políticas de saúde, qualidade de serviços de saúde e atenção à saúde. Membro Titular Colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Grande Oficial da Ordem do Mérito Médico. Medalha de Oswaldo Cruz – Ouro.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Medicina Comunitária pela London School of Hygiene And Tropical Medicine (1985) e doutorado em Administração Pública pela London School of Economics and Political Sciences (1992). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Michigan (2002). Foi pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Pesquisadora titular aposentada do Laboratório de Informações em Saúde (Lis) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Membro do Grupo Técnico que elaborou os Suplementos Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) nos anos de 1998, 2003 e 2008. Editora Emérita do Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ). Fundadora e Coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) entre 2009 e 2016. Atuou como Membro Titular do Comitê de Assessoramento em Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq entre 2005 – 2008 e 2012 e 2015.

Psicólogo, Professor, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC. Pesquisador Convidado do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha-Itália – CSI/UNIBO. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Redes de Cuidado, e do Núcleo de Estudos em Cuidados Intermediários e Redes de Atenção à Saúde – NECIRAS/CNPq-UFF. Membro do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva. Temáticas: Redes de Atenção à Saúde, Cuidados Intermediários, Saúde Mental, Saúde Indígena, Micropolítica e Subjetividade.

Graduada em Psicologia pelo CES-JF (2000), mestre em Ciências Médicas pela UERJ (2006) e doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2010). Experiência em docência nos cursos de graduação em Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Enfermagem, e em cursos de especialização em Gerontologia e Desenvolvimento Humano. Coordenou a área de pesquisa do Pólo Interdisciplinar na Área do Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de ministrar cursos de extensão e de treinamento para profissionais e população idosa, entre 2003 e 2007. Participa de projetos relacionados 1)Neoplasias de útero e mama, 2) Efeitos cognitivos da exposição a substâncias neurotóxicas, 3) Uso de serviços de saúde e 4) Qualidade de vida. Presidiu o Conselho Municipal do Idoso de Juiz de Fora em 2006. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, envelhecimento, fatores de risco à saúde, saúde emocional, inclusão digital, acesso à serviços de saúde, cognição.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (08/2011 a 01/2020). Atua na área de Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia. É membro da Rede de Pesquisa em Zika, Chikungunya e Dengue apoiada pela FAPERJ. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: epidemiologia, dengue, epidemia, geoprocessamento, análise espacial e mapeamento de risco. Publicou 62 artigos em periódicos especializados e 128 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 3 livros publicados. Orientou 14 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado, além de ter orientado 67 alunos de iniciação científica nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Educação e Probabilidade e Estatística. Cientista de Nosso Estado da FAPERJ e Pesquisador nível 2 do CNPq.

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1977), residência médica em Clínica Médica e Gastroenterologia (1977-1979) e é sanitarista com especialização pela Fundação Oswaldo Cruz (1986). Foi subsecretária de Planejamento e Desenvolvimento da SES/RJ, no período de 1995 a 1997. Atuou como Secretária de Estado de Saúde da SES RJ de agosto a dezembro de 1996 e durante o ano de 1998. Foi vice-presidente da região Sudeste do CONASS em 1998. Atualmente é Secretária Executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (desde 2000). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde.