Nosso Conselho

Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e pós-doutorado pelo Programa de Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo (2007-2008). Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, com atividades de pesquisa e ensino sobre temas relacionados à saúde ambiental e aos desastres. Editor Científico Editora Fiocruz. Atualmente coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde. .

Professor de Política e Planejamento em Saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Graduação em Ciências Econômicas (2008), Mestrado em Ciências Econômicas (2014) e Doutorado em Ciências Econômicas (2018) pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio doutorado-sanduíche na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), França (2015-2016). É pesquisador do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre Empresariamento na Saúde (GPDES), no Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI-B – do CNPq (2016-2018) no Projeto “Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), inovação e dinâmica capitalista: desafios estruturais para a construção do sistema universal de saúde no Brasil”, atuando no IESC/UFRJ. Atua principalmente nos seguintes temas: economia brasileira e desenvolvimento econômico; cadeias globais de valor; financeirização no setor saúde e saúde coletiva.

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1978, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)t em 1991 e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1997. Foi coordenadora de prevenção do Instituto Nacional de Câncer entre 2003 e 2007. É professora do Instituto de Medicina Social (IMS) – UERJ desde 2000 e em janeiro de 2019 foi aprovada como professora titular. Desenvolve pesquisas no campo da epidemiologia de doenças crônicas não-transmissíveis com ênfase na epidemiologia aplicada à avaliação de políticas de prevenção e controle do câncer. É bolsista de produtividade do CNPq e do programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Faz parte do Steering Committee do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (CONCORD), liderado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM). Foi presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) entre agosto de 2018 e julho de 2021.

Possui graduação em Medicina pelo Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1980). Atualmente é Médica do Ministério da Saúde. No Conselho Consultivo, representa o Secretário de Estado e Saúde do Rio de Janeiro.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Medicina Comunitária pela London School of Hygiene And Tropical Medicine (1985) e doutorado em Administração Pública pela London School of Economics and Political Sciences (1992). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Michigan (2002). Foi pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Pesquisadora titular aposentada do Laboratório de Informações em Saúde (Lis) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Membro do Grupo Técnico que elaborou os Suplementos Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) nos anos de 1998, 2003 e 2008. Editora Emérita do Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ). Fundadora e Coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) entre 2009 e 2016. Atuou como Membro Titular do Comitê de Assessoramento em Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq entre 2005 – 2008 e 2012 e 2015.

Psicólogo, Professor, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC. Pesquisador Convidado do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha-Itália – CSI/UNIBO. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Redes de Cuidado, e do Núcleo de Estudos em Cuidados Intermediários e Redes de Atenção à Saúde – NECIRAS/CNPq-UFF. Membro do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva. Temáticas: Redes de Atenção à Saúde, Cuidados Intermediários, Saúde Mental, Saúde Indígena, Micropolítica e Subjetividade.

Graduada em Psicologia pelo CES-JF (2000), mestre em Ciências Médicas pela UERJ (2006) e doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2010). Experiência em docência nos cursos de graduação em Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Enfermagem, e em cursos de especialização em Gerontologia e Desenvolvimento Humano. Coordenou a área de pesquisa do Pólo Interdisciplinar na Área do Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de ministrar cursos de extensão e de treinamento para profissionais e população idosa, entre 2003 e 2007. Participa de projetos relacionados 1)Neoplasias de útero e mama, 2) Efeitos cognitivos da exposição a substâncias neurotóxicas, 3) Uso de serviços de saúde e 4) Qualidade de vida. Presidiu o Conselho Municipal do Idoso de Juiz de Fora em 2006. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, envelhecimento, fatores de risco à saúde, saúde emocional, inclusão digital, acesso à serviços de saúde, cognição.