Opas mapeará experiências exitosas no cuidado domiciliar a idosos

por / quarta-feira, 14 setembro 2016 / Categoria Notícias da Saúde

Em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o Ministério da Saúde do Brasil lançou o edital da 1ª Edição do Mapeamento de Experiência de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar. A iniciativa pretende dar visibilidade às práticas bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), buscando o potencial de inovação e indicando os resultados alcançados e os caminhos para sua ampliação.

Gestores e trabalhadores da saúde dos âmbitos municipais, estaduais e federal podem participar do processo de seleção. As inscrições estão abertas até 7 de outubro pelo site do Ministério da Saúde. Os trabalhos podem ser submetidos em dois eixos temáticos: “Cuidado à Pessoa Idosa na Atenção Domiciliar” e “Gestão da Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa”.

Dez experiências serão selecionadas e compartilhadas com gestores, trabalhadores e estudantes da área da saúde, além de interessados em geral, incentivando o debate e produção de estratégias e ações que contribuam para a qualificação do cuidado à pessoa idosa no âmbito da atenção domiciliar no SUS.

A OMS estima que a população mundial de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos vai mais que dobrar, passando de 900 milhões em 2015 para cerca de 2 bilhões em 2050.

Opas


TOP