ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA I MOSTRA VIRTUAL “BRASIL AQUI TEM SUS – ENFRENTAMENTO À COVID-19”

por / quinta-feira, 16 julho 2020 / Categoria Destaques

 

A inscrição das experiências será feita diretamente pelos AUTORES por meio de registro no site do Conasems (Inscrições)  e na plataforma do IdeiaSUS (www.ideiasus.fiocruz.br);

A plataforma colaborativa IdeiaSUS possui como facilitação para a inserção das práticas uma aba chamada Tutoriais onde autores  terão acesso ao passo a passo para a publicação de sua experiência. Após seu registro na plataforma, a prática passa pela moderação técnica e, a partir desta etapa, ficará visível para acesso das pessoas interessadas.

A seleção dos trabalhos se dará por meio do Cosems RJ, respeitando os seguintes critérios:

I – Relevância (a experiência apresentada é capaz de demonstrar os resultados das ações implementadas);

II – Aplicabilidade da experiência (a experiência apresentada se baseia em estratégias que podem ser reproduzidas em outros territórios);

III – Alinhamento às diretrizes do SUS (a experiência relatada promoveu o atendimento em saúde de forma igualitária, sem privilégios ou barreiras e em conformidade com as necessidades dos usuários, ofertando intervenções diferentes a usuários com necessidades diferentes, para conseguir chegar à igualdade. A experiência relatada integrou ações programáticas à demanda espontânea e/ou articulou ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância em saúde, tratamento, reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e/ou promoveu o trabalho multiprofissional, interdisciplinar e em equipe.)

IV – Caráter inovador (a experiência trouxe uma abordagem diferenciada, dinâmica e criativa. Mostrou capacidade de encontrar novas respostas e soluções para velhos problemas. As ações individuais e/ou coletivas facilitaram a expressão de ideias criativas que possibilitaram inovações no território e nas práticas de gestão).

V – Resultados alcançados (a experiência é capaz de demonstrar o impacto e a repercussão das ações implementadas)

VI – a nota atribuída à experiência varia de 0 a 100.

Serão considerados aptos para realização de inscrição os trabalhos que se enquadrem em uma ÚNICA temática – “As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19”, compreendendo as seguintes ações:

I – Organização da Rede de Atenção à Saúde para garantir a integralidade do cuidado, envolvendo a Atenção Básica, Atenção Especializada e Urgência e Emergência no enfrentamento da pandemia;

II – Saúde e Segurança do Trabalhador;

III – Educação em Saúde;

IV – Vigilância em Saúde, incluindo ações de integração com a Atenção Básica;

V – Assistência Farmacêutica;

VI – Mobilização social, engajamento comunitário e intersetorialidade, entre outras ações que o gestor considere relevantes.

 

As experiências submetidas à seleção devem ter sido efetivamente implementadas e ser consideradas bem-sucedidas,

não sendo possível, portanto, a submissão de experiência que ainda não tenha sido colocada em prática, ou seja, projeto.

Para inscrição na página a ser disponibilizada pelo CONASEMS, os trabalhos deverão respeitar a seguinte estrutura:

 

Título: até 200 caracteres

Temática: As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19

Apresentação: Até 1500 caracteres

Objetivos: até 1000 caracteres

Metodologia: até 1500 caracteres

Resultados: até 1500 caracteres

Conclusão: até 1250 caracteres

Palavras-chave: até 150 caracteres

Teremos 3 momentos de inscrição e seleção e, em cada momento, serão selecionados 6 trabalhos, totalizando 18 vagas ao estado do Rio de Janeiro.

Inscrição:

 I – de 17/07/2020 a 26/07/2020;

II – de 21/08/2020 a 30/08/2020;

III – de 18/09/2020 a 27/09/2020.

Seleção:

I – de 27/07/2020 a 02/08/2020;

II – de 31/08/2020 até 06/09/2020;

III – de 28/09/2020 até 04/10/2020.

Uma vez inscrito, o trabalho concorrerá em todos os períodos de seleção. Ao final de cada momento, o Cosems RJ disponibilizará a classificação geral por meio de suas mídias.

Na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19” não haverá premiações. Entretanto, considerando a importância de valorizar o grande esforço empreendido pela gestão municipal e pelos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia, a integralidade dos trabalhos inscritos será disponibilizada no Portal do Conasems e/ou em outros instrumentos voltados a dar visibilidade às experiências, a saber:

I – Transmissões ao vivo (lives) com o autor da melhor experiência de cada estado, com a participação de 9 (nove) estados por mês.

II – Catálogo da 1ª Mostra Virtual contendo as 300 experiências melhor pontuadas dentre aquelas selecionadas pelos Cosems e pela SES/DF;

III – Banco de Dados a ser disponibilizado no Portal do Conasems contendo a totalidade das experiências inscritas pelos autores;

IV – Matérias jornalísticas de experiências inovadoras e de repercussão positiva no enfrentamento à pandemia.

Cada live contará com a presença de 4 (quatro) ou 5 (cinco) autores de experiências selecionadas, um mediador e um comentarista. Terá duração de até 2h e cada autor terá 10 (dez) minutos para apresentar sua experiência, podendo fazer uso de recursos audiovisuais como slides, vídeos e/ou fotografias, assumindo os autores a inteira responsabilidade com relação ao uso de imagem e/ou voz.

A Mostra vai adotar a realização de matérias jornalísticas feitas por profissionais experientes para aprofundar experiências exitosas em cada região do país. A escolha das experiências que participarão dessas matérias (podendo ser mais de uma) será realizada pela Comissão Organizadora da Mostra (Conasems), a partir da análise das melhores experiências da região, que abordem os grandes desafios do SUS para o enfrentamento à pandemia.

Todos os autores de experiências selecionadas pelos COSEMS terão direito a um Certificado de Participação para cada experiência apresentada na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19” contendo os nomes dos autores e coautores.

Obs.: Os autores e coautores poderão emitir cópias do Certificado de Participação no Portal Conasems (www.conasems.org.br)

Equipe COSEMS RJ


TOP