Petrópolis: Hospital Alcides Carneiro ganha novos leitos

por / quarta-feira, 04 novembro 2015 / Categoria SUS que dá certo

“Aqui está melhor do que qualquer hospital particular. Lá fora a gente fica preocupado, pensando em como vai ser, mas quando chega aqui na maternidade vê que é bom mesmo”. Foi com essas palavras que o motorista Jesse de Almeida Souza, de 40 anos, que acompanhava a esposa Rosana Astine Ferreira de Souza, definiu a nova ala da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC), entregue na última quarta-feira (28/10) pelo prefeito Rubens Bomtempo. O prédio, com 28 leitos, faz parte da primeira grande reforma do hospital, que vai ganhar mais leitos de clínicas médica e cirúrgica e de alojamento na pediatria, totalizando 44 novos leitos.

A entrega da nova ala aconteceu em clima de festa e de muita emoção. “As mulheres serão recebidas em um lugar especial, dedicado a elas. Ao entrar nestes leitos, tenho a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando para dar espaço digno e atendimento de qualidade às pacientes”, disse o prefeito, ao lado da primeira dama e secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, que foi presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher (Comdim) e é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Fico emocionada ao ver este espaço pronto. É resultado de muito trabalho, muito empenho, muita dedicação de muita gente. Vi de perto todo o esforço do Rubens (Bomtempo), do André (Pombo, secretário de Saúde) e de toda a equipe do hospital, incluindo diretores e funcionários, para tornar este sonho realidade. Ver os primeiros leitos prontos, perceber a alegria das mulheres e de seus familiares entrando aqui, nos traz uma alegria indescritível”, ressaltou.

Com a entrega desta primeira etapa, 60% da obra do hospital está concluída. “Agora iniciamos a reforma dos outros leitos da maternidade. A expectativa é entregar a maternidade totalmente concluída em dezembro. Também estamos com intervenções na portaria e na pediatria. Além disso, outros espaços como as clínicas também passarão por reforma. A nossa prioridade foi começar pela maternidade, uma vez que desde o dia 31 de dezembro de 2012 o HAC passou a ser a única maternidade pública da cidade após o fechamento da Casa Providência. Desde então, a maternidade funcionava em duas alas e, com a obra, ela passa a funcionar em único local, com mais comodidade para as mães e organizando também o trabalho das equipes do hospital”, disse o prefeito.

A moradora de Madame Machado, Monalisa Figueiredo Martins, de 19 anos, também foi só elogios para a nova maternidade. “Estava na outra ala e quando me trouxeram para cá vi que tudo ficou lindo. Tudo bem diferente e muito melhor, mais amplo e arejado”, disse. As novas instalações também agradaram os funcionários da maternidade. “Amei tudo. Está parecendo um hospital particular. Estou torcendo para que a obra toda acabe logo”, comemorou a técnica de enfermagem, Angela Maria de Jesus, que trabalha na unidade há quatro anos.

A maternidade, que, após a reforma, passará a funcionar em uma única ala. A unidade também vai ganhar um elevador, consultórios, sala de exames, novos banheiros e unidade intermediária, além de um espaço para a gestante receber a medicação. Além da maternidade passarão por obras a clínica cirúrgica, pediatria, enfermaria da clínica médica e a portaria. Os projetos prevêem, além da troca do piso, pintura, revestimento e isolamentos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Petrópolis, 31/10/2015


TOP