Representantes do Cosems RJ se reúnem com ministro da Saúde

por / sexta-feira, 05 junho 2015 / Categoria Notícias Cosems RJ

Membros da diretoria e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) se reuniram, na manhã do dia 8 de maio, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro e o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara, na capital fluminense e, na ocasião, os diretores do Cosems RJ entregaram ao ministro Arthur Chioro um ofício em que a entidade apresenta as demandas mais urgentes dos municípios com relação às políticas federais para a área de Saúde no estado. A partir do diálogo com as autoridades, o Cosems RJ pretende obter apoio para viabilizar a execução de diversos projetos que dependem de recursos federais que ainda não foram repassados pela União.

Uma das solicitações registradas no documento entregue pelo Cosems RJ a Chioro é justamente o apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde ao processo de regulação. “Todas os pontos tratados no ofício e durante a reunião com o ministro têm o objetivo de dignificar a assistência aos usuários SUS em seus diversos níveis de complexidade”, aponta a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, secretária municipal de saúde de Piraí.

Além de Maria da Conceição, participaram da reunião representando o Cosems RJ o primeiro vice-presidente, Rodrigo Oliveira (Angra dos Reis), o segundo vice-presidente, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior (Nova Iguaçu), o secretário-geral, Daniel Soranz (Rio de Janeiro), o diretor de Direito Sanitário, Francisco Arthur Oliveira (Campos dos Goytacazes ), o ​Diretor de Regionalização e Descentralização, José Marcos Góes (Cachoeiras de Macacu), o diretor Financeiro, Luiz Alberto Barbosa (Três Rios), a representante do Cosems RJ na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, a secretária executiva da entidade, Aparecida Barbosa, e os técnicos Rodrigo Lages e Carlos Vasconcellos. Além do secretário Felipe Peixoto, participaram pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro a Subsecretária de Atenção à Saúde, Mônica Almeida, a responsável pela Assessoria de Regionalização, Monique Fazzi. Como representante do Ministério da Saúde também participou o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro (DGH), José Carlos de Moraes.

À tarde ministro, governador e Cosems RJ debateram regulação unificada

Também fez parte da agenda do dia 8 de maio uma reunião dos membros da diretoria do Cosems RJ com o ministro da Saúde, mas contando também com a presença do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. O principal tema deste encontro foi a regulação unificada do Sistema Único de Saúde no Estado do Rio de Janeiro. A proposta de regulação vem sendo estruturada por técnicos e gestores da SES-RJ em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da Capital, do DGH e do Cosems RJ. Os representantes das três esferas assumiram o compromisso para que se inicie em breve o funcionamento da Central de Regulação Unificada, que se dará por meio de uma cogestão de todos os entes envolvidos.


TOP