Roda de Práticas IdeiaSUS reúne 60 pessoas em Piraí

por / segunda-feira, 18 junho 2018 / Categoria Destaques, Notícia em Destaque

O Cosems RJ e a Fiocruz realizaram no dia 14 de junho, em Piraí, a 3ª edição da Roda de Práticas IdeiaSUS. Participaram 60 pessoas, entre representantes dos municípios e convidados. Foram apresentadas experiências implementadas pelas secretarias municipais de Saúde de Angra dos Reis, Mangaratiba, Piraí, Rio Claro e Quatis.

A abertura foi realizada por Valcler Fernandes, chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, pela secretária municipal de saúde de Piraí e presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha e pelo prefeito de Piraí, Luiz Antonio Neves. O evento também contou com a participação da secretária municipal de saúde de Rio Claro, Maria Augusta Monteiro. Depois da abertura foram feitas as apresentações das experiências dos municípios.

Em uma das apresentações, a professora Maria Infante, também da Fundação, falou sobre a necessidade de planejamento e logística de suprimentos para a qualificação da gestão. Membro da equipe IdeiaSUS da Presidência da Fiocruz e colaboradora do Cosems RJ, Marta Magalhães, que também é uma das articuladoras das Rodas de Práticas, ficou muito satisfeita com o resultado do evento. Ela a resumiu a manhã de intercâmbio de experiências da seguinte forma:

“A experiência de Piraí que fez todo mundo se agitar. Mangaratiba falou de violência contra as mulheres. Angra trouxe a discussão dos grandes desastres e necessidade de vigilância em saúde em articulação com a Atenção Básica. Rio Claro tratou de arboviroses, atuação do agente comunitário de endemias e febre amarela. Quatis nos brindou com a experiência de desinstitucionalização dos pacientes da Clivapa e, para fechar, a professora Maria Infante, da Fiocruz, falou da necessidade de planejamento e logística de suprimentos para a qualificação da gestão. Um SUS bonito de se ver, construído no mundo real do cuidado à população”.

Representantes da secretaria municipal de saúde de Barra do Piraí também participaram, como espectadores, desta Roda de Práticas, que contemplou experiências das regiões da Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba.

A próxima Roda de Práticas vai acontecer no dia 20 de junho, em Niterói, e contará com experiências de municípios das regiões de Saúde Metropolitana II e Baixada Litorânea.


TOP