Campanha Nacional de Prevenção ao AVC acontece de 22 a 30 de outubro

por / terça-feira, 18 outubro 2016 / Categoria Notícia em Destaque, Notícias da Saúde

De 22 a 30 de outubro será realizada a Semana Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral. A iniciativa faz parte de uma campanha global que traz como tema, em 2016, “AVC tem tratamento: vidas podem ser melhoradas com mais conscientização, acesso e ação”. A ideia é que cada município se mobilize de alguma forma neste período para divulgar as formas de prevenção e tratamento de pacientes acometidos pelo AVC. Segundo dados divulgados pela Rede Brasil AVC, a cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente.

No Brasil, será lançado um aplicativo para smartphones e tablets – disponível gratuitamente para Android e IOS – que traz informações sobre os principais sinais e sintomas, orientações sobre como prevenir o AVC, relação de hospitais especializados para o tratamento da doença, com endereço completo, mapa e distância a ser percorrida até a unidade mais próxima, sempre atualizada por geolocalização. A ferramenta ainda disponibiliza a função de discagem emergencial com três botões de chamada instantânea. O usuário poderá ligar, com apenas dois toques na tela do celular, para três opções de números: SAMU 192, um número telefônico de pessoa próxima ou de um serviço pré-hospitalar contratado.

O Acidente Vascular Cerebral pode ocorrer em qualquer idade e afeta não só os sobreviventes, como família, locais de trabalho e comunidades. A identificação precoce dos sintomas e o tratamento médico de emergência contribuem significativamente para a recuperação.

Para os profissionais de saúde, está disponível online o Manual de Rotinas de Atenção ao AVC   que apresenta protocolos, escalas e orientações manejo clínico ao paciente acometido por AVC. O objetivo é aprimorar a qualificação dos trabalhadores que atuam na “ponta”, desde a Atenção Básica, o ambulatório, o SAMU, a Sala de Estabilização, a UPA até as portas de entrada hospitalares. A publicação foi elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia, Rede Brasil AVC e Associação Médica Brasileira. Os gestores de saúde também podem acessar online a publicação Modelagem da Rede e Estruturação dos Centros Especializados do AVC, que apresenta portarias relacionadas ao tema.

Saiba mais, acompanhe as ações da campanha e participe em https://www.facebook.com/CampanhaAVC


TOP