SUS que dá certo: 10 experiências do Rio de Janeiro são registradas em catálogo

por / terça-feira, 06 março 2018 / Categoria Notícia em Destaque, SUS que dá certo

As 10 experiências exitosas de seis municípios do estado do Rio de Janeiro que foram premiadas na Mostra Brasil Aqui Tem SUS de 2016 agora podem ser conhecidas por meio do catálogo da Mostra.

As experiências registradas no catálogo foram realizadas nos municípios de Arraial do Cabo, Petrópolis, Piraí, Quissamã, Resende, Rio Bonito. Arraial do Cabo e Resende participam com uma experiência cada. A de Arraial do Cabo trata do tema “O desafio da construção ascendente e participativa do planejamento em saúde”. Já a experiência de Resende tem como título “Auditoria aprimora controle da gestão local sobre a qualidade dos serviços”. Cada um dos outros municípios tiveram duas experiências registradas:

Petrópolis
 – Adesão à Rede Cegonha na Região Serrana do RJ após catástrofe ambiental
– Programa de Combate ao Tabagismo: a sociedade agradece

Piraí
– Ferramenta de controle melhora ações de prevenção ao Aedes aegypti
– Prontuário Eletrônico do Cidadão: qualificação da AB na era da internet

Quissamã
– Sisvan: aliado na prevenção e controle de distúrbios nutricionais e doenças alimentares
– Reorganização de processos de trabalho qualifica o cuidado e reduz internações

Rio Bonito
 – Um olhar diferenciado sobre a assistência farmacêutica aos portadores de HIV/aids
– Núcleo de Educação Permanente fortalece qualificação profissional

 Sobre a Mostra
A Mostra Brasil aqui tem SUS acontece desde 2003 e abre espaço aos 5.570 municípios do país, estimulando a valorização das boas práticas de atenção à saúde. O objetivo da Mostra e da publicação é dar amplitude a essas iniciativas e estimular a troca de experiências entre os municípios. O evento e as publicações são produzidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS no Brasil), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde (MS).

Acesse a publicação “Retratos do SUS que dá certo nos quatro cantos do Brasil – Experiências Premiadas na Mostra Brasil Aqui Tem SUS 2016”.

Participação do estado na última Mostra, realizada no ano passado
Na Mostra Brasil Aqui tem SUS de 2017 contou com a participação de 16 experiências do estado do Rio de Janeiro, sendo quatro premiadas: “A regulação do acesso das usuárias do SUS de Três Rios com câncer de mama”, se autoria de Romero Chaturni; “Regulação da rede de cuidados à pessoa com deficiência pelo município de Niterói”, de autoria de Maria José Pereira, Omar Rocha, Ana Carolina Reis, Barbara Rolim, Fabiana Santanna e Patrícia Nelly; “Relato de experiência com a rede de atenção à saúde de Silva Jardim”, de Leonel Silva, Simone Penco e Tereza Fernandes; e “Planejar é a fórmula do momento ímpar que estamos vivendo”, de autoria de Giane Gioia e coautoria de Vanila Rocha, do município de Porto Real.

Clique aqui e saiba mais sobre a participação do Rio de Janeiro na 14ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS.


TOP