Unidades Básicas de Saúde aderem ao Dia do Orgulho SUS em Campos

por / terça-feira, 24 março 2015 / Categoria SUS que dá certo

Unidades Básicas de Saúde aderem ao Dia do Orgulho SUS em Campos

As unidades de saúde de Campos aderiram às comemorações do Dia do Orgulho do Sistema Único de Saúde (SUS), neste sábado (21), A data representa a oportunidade de divulgar uma ação, que pode valorizar e aperfeiçoar o SUS. Criado pelo Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Dia do Orgulho SUS faz parte do Movimento Global em prol de sistemas de saúde melhores, iniciado na Inglaterra, com a adesão de diversos países.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio de Janeiro realizaram ações para comemorar e incentivar profissionais de saúde, agentes comunitários e usuários do SUS a se engajarem nesse Movimento. Em Campos, a UBS Santa Rosa, UBS Três Vendas, UBS Patronato São José, UBS Santo Amaro, UBS Conselheiro Josino e o Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira, por exemplo, também participaram da campanha.

– Os profissionais e pacientes fizeram cartazes com o slogan do movimento e frases com os serviços oferecidos e com palavras de estímulo e compromisso, para as redes sociais. As fotos podem ser compartilhadas usando a hashtag #orgulhosus – afirmou o secretário de Saúde, doutor Chicão.

A escolha do dia remonta à data de fechamento da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 21 de março de 1986 (em Brasília), um marco para a saúde pública no Brasil. Realizada durante o processo de democratização do país, às vésperas da Constituinte de 1988, essa Conferência lançou os alicerces para um sistema de saúde democrático: suas resoluções serviram de embasamento para as formulações do Sistema Único de Saúde, na Constituição Federal do Brasil.

Fonte: Kamila Uhl, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes


TOP