UTI do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp é reformada

por / quarta-feira, 25 novembro 2015 / Categoria SUS que dá certo

O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou na última quinta-feira (19/11) a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE). O espaço foi totalmente reformado e ampliado, passando de sete para dez leitos. Durante a solenidade, o prefeito também assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação que irá reformar o Centro de Reabilitação de Adultos (CRA) do HMNSE.

“Este momento é a realização de um sonho que nasceu lá atrás, há cerca de 20 anos, quando eu ainda era diretor do HMNSE e o hospital tinha apenas três leitos de UTI. Na época, ampliei esse número para cinco. Em 2004, já como Prefeito, consegui passar para sete leitos e agora estamos aumentando para dez, com tudo novo para a população. São momentos como esse que nos dão ainda mais força para trabalhar e fazer muito mais pela saúde da nossa cidade”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde André Pombo lembrou que a ampliação e reforma da UTI do HMNSE era um compromisso do governo que está sendo cumprido. “Tínhamos a necessidade de ter mais leitos de UTI no município e hoje podemos comemorar mais esta conquista”, ressaltou. O presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) e do Inpas, Marcus Curvello também participou da solenidade e ressaltou que a inauguração é um contraponto aos momentos de crise como a “falta de comprometimento do governo do Estado com as UPAS”. “O HMNSE é uma unidade importante dento da rede municipal de saúde. Todos nós só temos a ganhar com esta inauguração”.

O diretor do HMNSE, Geraldo Menezes e o chefe da UTI, Luiz Eduardo Sena, elogiaram o novo espaço. Eles informaram que os pacientes transferidos para uma UTI construída dentro do Hospital Alcides Carneiro (HAC), durante as obras, já começam a ser transferidos neste final de semana para a nova unidade.

A nova UTI e a reforma do CRA fazem parte da reestruturação do HMNSE que está sendo promovido pela Prefeitura. “A qualidade do espaço da UTI será a mesma do CRA, onde estão as enfermarias. Vamos iniciar uma grande reforma que vai garantir um atendimento mais humanizado e um espaço mais acolhedor para o paciente”, disse o prefeito, lembrando da equiparação salarial dos médicos do setor de urgência/emergência do HMNSE com os plantonistas das UPAS e do Samu. “Era uma medida necessária de reconhecimento ao trabalho dos médicos do HMNSE,mas é preciso dizer que não seremos tolerantes com aqueles que não mostram comprometimento e que não se dedicam integralmente ao hospital”,concluiu o prefeito.

AVANÇOS NA SAÚDE – Na contramão da crise, a Prefeitura vem investindo fortemente na área da saúde. Em apenas 60 dias foram muitos os avanços. Uma nova maternidade no Hospital Alcides Carneiro, com 28 leitos e quartos mais amplos com banheiros e televisão, foi entregue garantindo ainda mais comodidade e privacidade para as mamães e os bebês. Ainda no HAC, em parceria com a Fase, o município adquiriu um Tomógrafo com capacidade para mil exames por mês, garantindo ainda a realização de exames específicos, como a Angiotomografia. Com a iniciativa, o Centro de Imagens do hospital fica ainda mais equipado.

Na área da Atenção Básica um novo posto de saúde foi inaugurado no Bataillard, onde mais de mil famílias recebem atendimento médico e odontológico. A Prefeitura também reformou os postos dos bairros Siméria, do Malta, em Araras, do Bonfim e da Comunidade São João Batista. Com o apoio da Justiça e do Ministério Público Federal, a Prefeitura conseguiu o credenciamento do Samu Serrano, depois de manter, por 18 meses e com recursos próprios, os serviços para que a região não ficasse sem atendimento.

No setor de Saúde Mental o município inaugurou esta semana a segunda residência terapêutica tipo 1, que vai abrigar sete mulheres atualmente internadas na Casa de Saúde Santa Mônica. O espaço foi totalmente adaptado conforme a legislação para a segurança das pacientes. Três cuidadoras vão ficar na casa, que conta com três quartos, dois banheiros, sala, copa, cozinha e área.

SUS que dá certo


TOP