Cosems RJ realiza assembleia de julho com debates sobre programas e avanços na saúde pública

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ) realizou, no dia 10 de julho, sua assembleia mensal, marcada por debates sobre temas estratégicos para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O encontro reuniu secretários municipais de Saúde, técnicos e representantes de instituições parceiras.
A programação teve início com uma assembleia extraordinária que aprovou alterações no estatuto da entidade para simplificar o processo de reconhecimento do novo endereço da sede do Cosems RJ.
Durante a reunião, foi exibido um vídeo especial destacando a participação do Cosems RJ no Congresso Nacional do Conasems. O material reforçou a representatividade dos municípios fluminenses no evento e o reconhecimento nacional conquistado pela entidade. Os gestores também assistiram ao webdocumentário lançado no início do mês pelo Conasems, que aborda a experiência do município de Mendes, premiada na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS” 2024.
Outro ponto da pauta foi a apresentação, por representantes do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ), das oportunidades de formação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e da Especialização em Gestão de Saúde, cujos processos seletivos estão abertos.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) atualizou os participantes sobre os números do painel de cirurgias eletivas, com dados sobre recursos e a execução dos procedimentos pelos diferentes prestadores. Por fim, a SES-RJ apresentou cenários relacionados à oferta de formação nas regiões de saúde pelo Programa Mais Médicos Especialistas. O apoiador estadual do Ministério da Saúde, Rodrigo Lages, participou do debate, destacando a importância e os avanços da iniciativa para o fortalecimento da atenção especializada no SUS.