Oficina de apoio integrado aborda Programa Previne Brasil com os municípios fluminenses

por / quarta-feira, 21 outubro 2020 / Categoria Notícia em Destaque

Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) em parceria com a Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS/SGAIS/SES RJ), a Oficina de Apoio Integrado para o Programa Previne Brasil reuniu gestores e técnicos de saúde de 73 municípios fluminenses no dia 19 de outubro. O encontro esclareceu dúvidas específicas a partir da análise conjunta do cenário local; definiu estratégias de apoio para o monitoramento e ampliação dos cadastros e da captação de recursos para a APS dos municípios fluminenses.

“A oficina discutiu aspectos do Programa Previne Brasil, em especial seus componentes Capitação Ponderada e Desempenho. Antes do encontro foram enviadas para os municípios uma série de dados referentes a situação atualizadas de seus cadastros e de suas equipes. Nesse mesmo documento foi solicitado que fossem informados quais eram as principais dúvidas e dificuldades que vinham enfrentando em relação ao programa”, ressaltou o assessor técnico do Cosems RJ, José Luiz Paiva.

O conteúdo da oficina foi definido a partir dessas informações enviadas pelos municípios. Mais de 30 municípios responderam às questões levantadas em relação aos desafios impostos pela mudança na forma do repasse do custeio da Atenção Básica, que estão no contexto da esfera de governança dos entes municipais.

A atividade, realizada a partir de uma plataforma para reuniões on line, foi dividida em dois períodos, contando na parte da manhã com os municípios das regiões da Baia da Ilha Grande, Centro Sul, Metropolitana 01, Norte e Noroeste. Na parte da tarde foi a vez de participarem municípios das regiões da Baixada Litorânea, Metropolitana 02, Médio Paraíba e Serrana. “Uma série de questões surgidas nos debates ficaram de ser aprofundadas junto ao Ministério da Saúde e Conasems e, após o retorno dessas instâncias, serão estendidas aos municípios”, finaliza José Luiz Paiva.

Acesse a íntegra da oficina online:

Manhã

https://drive.google.com/file/d/1dn2aY2lqOw-k2Wi8OIqwlXrPBgILa9_J/view?usp=sharing

Tarde

https://drive.google.com/file/d/1vnxnxMzzlr5vVogsfkQZps97_BcuHLCl/view?usp=sharing

 

Confira as apresentações da atividade:


TOP