Pular para o conteúdo
Rua da Alfândega, nº 101, sala 1101 Edifício CDL Rio Business – Centro Rio de Janeiro – RJ21 97528- 0915cosemsrj@cosemsrj.org.br
FacebookInstagramYouTube
Cosems RJCosems RJ
Cosems RJ
Cosems RJ
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato

Assembleia de junho debate equidade racial, cirurgias eletivas e educação permanente

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) realizou, no dia 12 de junho, sua assembleia mensal, com ampla participação de gestores e técnicos fluminenses. A pauta do encontro abordou temas estratégicos para a gestão do SUS no estado, como a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, cirurgias eletivas, educação permanente e atenção primária.

A reunião teve início com a apresentação dos principais eixos de ação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A proposta visa promover a equidade no atendimento à população negra e combater o racismo institucional no sistema de saúde. Como desdobramento prático, foi anunciada a realização de uma oficina temática entre os meses de agosto e setembro.

Outro destaque foi o programa Nós na Rede, voltado para a formação continuada dos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A próxima etapa do programa terá início em julho, com a oferta prevista de 2.140 vagas, número que poderá ser ampliado para atender todos os profissionais interessados nas próximas etapas.

Em seguida, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ) apresentaram dados atualizados sobre a execução orçamentária das regiões no que diz respeito às cirurgias eletivas. As informações estão disponíveis em um painel com ranking individualizado por município, permitindo maior transparência e controle das ações realizadas.

A equipe do Cosems RJ também alertou para a necessidade de atenção por parte dos municípios em relação aos processos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Cerca de 40% dos gestores acionados ainda não responderam aos comunicados enviados por e-mail. O Cosems RJ segue monitorando os processos e reforça a importância de que medidas sejam tomadas com agilidade.

Além disso, foi relembrada a realização, em maio, da Oficina da Atenção Primária, que discutiu presencialmente temas como os novos indicadores de financiamento da saúde. Os resultados da oficina serão agora levados para debate nas nove regiões de saúde do estado, fomentando o aprofundamento das discussões.

Fechando a assembleia, foi lançado oficialmente o registro dos episódios do podcast “Cosems RJ Debate”, que já acumula 33 edições publicadas entre 2023 e 2024. O projeto, premiado na “19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, traz reflexões sobre os desafios e avanços da saúde pública no estado. Os episódios estão disponíveis no canal oficial do Cosems RJ no YouTube e no Spotify.

Categoria: Assembleia, Notícias20 de junho de 2025

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Cosems RJ é destaque no XXXVIII Congresso do ConasemsPróximoPróximo post:O Cosems RJ brilhou ao ser reconhecido nacionalmente com o prêmio “Mobilização e Sensibilização”

Related Posts

NOTA INFORMATIVA SOBRE A PORTARIA GM/MS nº 8.477 (20/11/2025) INSTITUI O COMPONENTE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM ONCOLOGIA (AF-ONCO) NO SUS.
10 de dezembro de 2025
Avanços e desafios do Programa Agora Tem Especialistas
5 de dezembro de 2025
Ministério da Saúde realiza etapa estadual do seminário nacional sobre Atenção Primária no Rio de Janeiro
28 de novembro de 2025
Programa Dignidade Menstrual
27 de novembro de 2025
Assembleia de novembro debate avanços na Atenção Especializada
25 de novembro de 2025
4ª Oficina Regional Marcos Motores no Desenvolvimento Infantil
14 de novembro de 2025

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário

  • Curso de Qualificação Técnica em Gestão Hospitalar da Poli!
    9 de janeiro de 2026
  • Especialização Lato Sensu em Política, Planejamento e Gestão em Saúde da EPSJV!
    9 de janeiro de 2026
  • Especialização Técnica em Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Poli!
    9 de janeiro de 2026
  • NOTA INFORMATIVA SOBRE A PORTARIA GM/MS nº 8.477 (20/11/2025) INSTITUI O COMPONENTE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM ONCOLOGIA (AF-ONCO) NO SUS.
    10 de dezembro de 2025
  • II Fórum Prematuridade e no Fórum do Projeto de Popularização dos CRIE (POPCRIE)
    6 de dezembro de 2025
  • Avanços e desafios do Programa Agora Tem Especialistas
    5 de dezembro de 2025
Categorias
  • Apoiadores
  • Assembleia
  • Cofinanciamento
  • destaques
  • Eventos
  • Notas de Repúdio
  • Notas Técnicas
  • Notícias
  • PodCast
  • redes
  • Sem categoria

INSTITUCIONAL

 

Histórico

Missão, Visão e Diretrizes
Diretoria
Corpo Técnico
Secretarias Municipais
Estatuto

 





Cosems RJ
21 97528- 0915 - imprensa@cosemsrj.org.br