Covid-19: COSEMS RJ defende a imediata adoção de medidas restritivas de circulação de pessoas

por / sexta-feira, 19 março 2021 / Categoria nota, Notícia em Destaque

Diante da calamidade sanitária da Covid-19 no Brasil e do rápido agravamento da situação da pandemia no estado do Rio de Janeiro, o COSEMS RJ vem a público manifestar-se.

O crescente aumento do número de casos e internações na rede de saúde do território estadual, conforme dados amplamente divulgados, confirma a gravidade e o recrudescimento da pandemia. Tal fato já levou a rede de saúde de vários estados do país ao colapso.

A COVID-19 já resultou em mais de 285 mil mortes no Brasil, sendo aproximadamente 35 mil no estado do Rio de Janeiro, caracterizando-se como uma doença, que em sua forma mais grave, leva a um quadro agudo de adoecimento.

Vivemos o momento mais grave da pandemia no Brasil, com o vírus circulando sem restrições, crescimento de mutações e o surgimento de novas cepas, mais infecciosas e com maior potencial de transmissão. O distanciamento social é a principal medida para achatar a curva de propagação e de prevenção adequada, pois reduz drasticamente o contato físico, evitando aglomeração de pessoas, devendo garantir o funcionamento dos serviços essenciais e a implementação de fiscalização rigorosa das ações restritivas.

O COSEMS RJ defende a imediata adoção de medidas restritivas de circulação de pessoas como estratégia de prevenção e contenção da transmissão da doença no estado, para além da ampliação de leitos, ampliação de testagem e permanente vigilância epidemiológica, ações de saúde respaldadas e validadas por experiências mundiais e estudos científicos.

Por um SUS cada vez mais forte! Vacinação para todos! Unidade das esferas de governo!! Imediata adoção de medidas restritivas de circulação de pessoas!

RODRIGO ALVES TORRES OLIVEIRA
PRESIDENTE – COSEMS RJ


TOP