PESQUISAS PERFIL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2017 -2018 e PESQUISA DOS PLANOS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2018 -2021

por / sexta-feira, 28 junho 2019 / Categoria Destaques, Notícia em Destaque

DESDOBRAMENTOS DO PROJETO APOIADORES REGIONAIS

Em função de um convênio firmado entre o COSEMS RJ / MS / OPAS, firmou-se uma Carta Acordo OPAS/CEPESC/IMS/UERJ, integrado a uma parceria que vem sendo implementada desde 2012, com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas da Integralidade em Saúde (LAPPIS/IMS/UERJ), O “Projeto Apoiadores do COSEMS RJ”.

Nesta nova etapa, além das atividades de participação orgânica nos espaços destinados a formulação e implementação do apoio regional e acompanhar grupos de trabalhos regionais das Redes de Atenção à Saúde, elaborou-se duas pesquisas. Uma sobre o perfil dos Secretários Municipais de Saúde no estado do Rio de Janeiro que iniciaram suas gestões a partir de janeiro de 2017, e outra sobre os Planos Municipais de Saúde dos 92 municípios do ERJ elaborados para vigorarem de 2018 a 2021..

Implantado em 2012, o Projeto Apoiadores do COSEMS RJ tem promovido o apoio institucional regionalizado aos gestores municipais da área da saúde, por meio da atuação de cinco apoiadores, profissionais capacitados que atuam distribuídos nas nove regiões de saúde fluminenses. Além de estreitar a aproximação do COSEMS RJ com os gestores municipais, a iniciativa amplia a capacidade de articulação de secretários municipais e técnicos nos espaços de governança, e contribui para a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro (ver nesta página os produtos já realizados em função destes convênios).

O projeto “Apoiadores Regionais” é, sem dúvida, um dispositivo vigoroso para qualificar as ações dos gestores municipais de saúde e potencializar o processo de regionalização. No entanto, o mesmo deve estar sintonizado com a agenda política da entidade e alinhado ao seu planejamento. Neste sentido, o COSEMS RJ promoveu estas duas pesquisas, em parceria com o LAPPIS/IMS/UERJ, para não só fornecer maiores subsídios aos trabalhos dos apoiadores como também coletar informações importantes sobre os municípios das regiões de saúde a fim de apresentar o “estado da arte” da gestão da saúde em cada um deles e desta maneira envolver mais amiúde os gestores municipais.

A ação dos apoiadores regionais vem resultando em significativos avanços na tentativa de identificar e encaminhar questões e desafios concretos que aparecem no cotidiano do gestor, levando, aos espaços regionais de governança, o debate e a busca de soluções. O produto destas duas pesquisas irá implicar em adotar estratégias, por parte do COSEMS RJ e do Projeto Apoiadores Regionais, que levem em consideração não só a devolutiva nas respectivas CIRs, como também proporcionar encontros individuais com a gestão municipal com o objetivo na qualificação da gestão como um todo.

A Diretoria do COSEMS RJ disponibiliza, neste espaço, o produto destas duas pesquisas implementadas pela sua equipe de assessores e apoiadores e se compromete a dar sequência a estes estudos com a busca de novos recursos junto às agências de fomento e ao MS.

Visualize os resultados

Perfil dos Secretários Municipais de Saúde 2017-2018

Avaliação dos Planos Municipais de Saúde

 


TOP