Cosems RJ promove Oficina de Planejamento 2020 – 2022

por / quinta-feira, 06 fevereiro 2020 / Categoria Destaques

Com a presença de gestores e técnicos representantes de todas as regiões de saúde fluminenses, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) realizou  Oficina de Planejamento 2020-2022. Durante dois dias de programação, 03 e 04 de fevereiro, foram discutidos os rumos da atuação da instituição e do Sistema início de Saúde e da área de saúde para 2020.

“Agradeço o esforço dos secretários (as) e técnicos por estarem aqui. É um momento especial para pensar o Sistema Único de Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Essa iniciativa é fundamental principalmente por ser um ano de mudança da gestão nos municípios”, reforçou a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Com uma larga e reconhecida experiência na gestão da saúde pública com atuação em instituições como o Cosems SP e o Ministério da Saúde, a professora da Unifesp, Lumena Furtado, coordenou as atividades. “Os Cosems têm um papel fundamental para pensar os municípios nesse momento delicado que estamos enfrentando na área da Saúde. Nesses dois dias, vamos destacar nossas fragilidades e nossas potencialidades e elaborar um plano de trabalho do Cosems RJ nos próximos anos”, esclareceu Lumena.

Entre as fragilidades apontadas pelos grupos estiveram a rotatividade dos secretários e técnicos municipais; falta de conhecimento da gestão, esvaziamento das Comissão Intergestores Regionais(CIRs) e a falta de capacitação dos gestores. Já nas potencialidades, foram citadas o comprometimento e auxílio institucional do Cosems RJ aos gestores, o perfil da presidente, o Projeto Apoiadores Regionais, a qualificação do corpo técnico e gestão integrada da entidade como destaques.

Três grupos foram organizados e trabalharam os temas “Qualificação da gestão municipal e regional, “Qualificação do Cosems RJ” e “Qualificação da Rede de Cuidados”. No segundo e último dia da oficina, os grupos apresentaram causas, atores e as ações estratégicas para enfrentar os desafios colocados.

Ao final da programação, como resultado da oficina, um documento foi elaborado em conjunto e que servirá para direcionar as ações do Cosems RJ nos próximos dois anos. “Os desafios estão mais claros e podemos nos direcionar e promover ações estratégicas, como as sugeridas pelos grupos de trabalho para potencializar ainda mais a atuação do Cosems RJ”, finalizou a secretária executiva do Cosems RJ, Aparecida da Silva Barbosa. 


TOP