5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ Ideia SUS Fiocruz apresenta experiências exitosas dos municípios fluminenses

No dia 29 de abril, foi realizado no Rio de Janeiro, a 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS-Fiocruz. Em programações simultâneas na Tenda da Ciência e no Auditório do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fundação, 24 experiências de municípios e consórcios de saúde pública fluminenses foram apresentadas. A edição registrou um número recorde de 179 trabalhos inscritos e o evento reuniu 120 pessoas presencialmente, além da audiência no canal do Youtube da Vídeo Saúde.

A mesa de abertura, mediada pela pesquisadora do IdeiaSUS, Claudia Le Cocq, contou com a participação da presidente do Cosems RJ, Conceição Rocha; do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde, Valcler Rangel; da coordenadora da Mostra Nacional “Brasil Aqui tem SUS” do Conasems, Márcia Pinheiro; e do coordenador da Plataforma Ideia-SUS Fiocruz, Wagner Oliveira.
Em sua fala, a presidente do Cosems RJ, Conceição Rocha, falou sobre a evolução das mostras. “Nesses anos de trabalho, fomos capacitando as pessoas e atualmente todos os municípios querem apresentar seus trabalhos, já que esse é um momento importante para dar visibilidade para atuação do município, do território. Sabemos que o ente mais sobrecarregado e comprometido com as políticas públicas de saúde é o município. Mas, o SUS está aí, é uma grande política de inclusão e hoje aqui ele mostra a grandeza do serviço e do que vem sendo feito”, ressaltou.

Criador do IdeiaSUS-Fiocruz e vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde, Valcler Rangel, falou aos presentes e reforçou a importância da iniciativa. “Hoje a plataforma registra mais de três mil experiências, o maior banco de práticas do mundo e oito publicações que nascem de uma lógica de cooperações locais, mais territorializadas, e a mais promissora dessas cooperações é com o Cosems/RJ”, avaliou o vice-presidente. “O Rio de Janeiro vem dando exemplo de como podemos seguir a diante nessa construção”, finalizou.

Na Tenda da Ciência foram apresentados dois blocos de seis apresentações de práticas exitosas cada. Os municípios de Saquarema, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Armação dos Búzios, Itaperuna e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) se apresentaram no primeiro bloco. Já no segundo bloco das apresentações da Tenda da Ciência, foram contempladas as experiências de Niterói, Angra dos Reis, São Gonçalo, Volta Redonda, Santa Maria Madalena e Paraíba do Sul. Os comentaristas foram a presidente do Cosems RJ, Conceição Rocha, o coordenador executivo do Proqualis-Fiocruz, Victor Grabois e o professor convidado da UFBA, Dr. Hêider Aurélio Pinto. O bloco foi mediado pela pesquisadora Claudia Le Cocq.

Na programação do auditório do Museu da Vida, o primeiro bloco apresentou as experiências do Rio de Janeiro, Quissamã, Vassouras, Arraial do Cabo, Itatiaia e Mendes. No segundo bloco o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) apresentou sua prática, seguido dos municípios de São José do Vale do Rio Preto, Araruama, Cachoeira de Macacu, Magé e Iguaba Grande. Participaram como comentarias a doutora em Saúde Pública, Anamaria Schneider, o docente do IMS/UERJ, Paulo Henrique Rodrigues, e o diretor da Cebes, André Lima.
Mesa temática e lançamento de publicação marcaram o evento
Na parte da tarde, a mesa temática “Saúde Digital: inovações e experiências do SUS”, contou com a palestra do médico sanitarista, doutor em Políticas Públicas e docente da UFBA, Hêider Aurélio Pinto.
O evento ainda contou com o lançamento da publicação “O SUS no Território Fluminense: a parceria do Cosems RJ e Ideia SUS Fiocruz, que traz como tema práticas do SUS, documenta e dissemina ações e o processo de curadoria dos três trabalhos premiados na edição da mostra estadual de 2023. As experiências dos municípios fluminenses de Carmo, Volta Redonda e Petrópolis reforçam a ideia de que a integração e o trabalho interdisciplinar podem levar a resultados positivos na saúde pública.

Premiação homenageou Suely Osório
Os municípios de Angra dos Reis, Volta Redonda e Itaperuna foram o primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde CosemsRJ/IdeiaSUSFIOCRUZ e receberam o Prêmio Suely Osório, instituído para homenagear e perpetuar a trajetória da profissional dedicada à defesa do SUS.

Em 2024, perdemos uma grande colaboradora e entusiasta da Mostra, nossa amiga Suely Osório. Suely, que dedicou sua trajetória profissional à defesa do SUS. Desde 2014 esteve conosco no Cosems RJ, atuando com empenho, sensibilidade e maestria como apoiadora e seu compromisso incansável, sua escuta atenta e sua capacidade de articulação fizeram dela não apenas uma profissional exemplar, mas uma inspiração para todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”, declarou a secretaria executiva do Cosems RJ, Marcela Caldas, ao apresentar o prêmio.
Ao final das atividades, foram anunciadas as 18 experiências que participarão da mostra “Brasil Aqui tem SUS”, que acontece durante o congresso do Conasems, no mês de junho, em Belo Horizonte.