Pular para o conteúdo
Rua da Alfândega, nº 101, sala 1101 Edifício CDL Rio Business – Centro Rio de Janeiro – RJ21 97528- 0915cosemsrj@cosemsrj.org.br
FacebookInstagramYouTube
Cosems RJCosems RJ
Cosems RJ
Cosems RJ
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato
  • Home
  • O Cosems RJ
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Diretoria
    • Membros do Cosems RJ na CIB-RJ
    • Corpo Técnico
    • Secretarias Municipais
    • Galeria de Ex-presidentes
    • Congressos e Cartas
      • Carta V Congresso Cosems RJ
      • Carta Rio
      • Carta Angra
      • Carta Búzios
      • Carta Itaipava
    • Estatuto
  • Observatório
  • Apoiadores
  • Notícias
    • Assembleias
    • Cosems RJ
    • Notas Técnicas
    • Previne Brasil
  • Contato

Lançamento do Observatório de Políticas de Saúde do Estado do Rio de Janeiro é tema da assembleia de novembro

No dia 11 de novembro gestores e técnicos de saúde fluminenses se reuniram na assembleia mensal do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio [de] Janeiro (Cosems RJ). Entre os assuntos abordados estiveram questões relacionadas ao programa Previne Brasil, ao panorama dos cofinanciamentos estaduais e ao lançamento do Observatório de Políticas de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Para abrir o encontro, o presidente do Cosems RJ e secretário de saúde de Niterói falou sobre o evento de lançamento do Observatório de Políticas de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu no dia 17 de novembro. O projeto do Cosems RJ tem parceria com o Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “O objetivo é consolidar um processo de avaliação sistêmico, analisar e identificar os desafios, além de qualificar o papel do Cosems RJ na representação dos municípios nos espaços de governança”, explicou Rodrigo. A iniciativa publicará boletins trimestrais no site www.cosemsrj.org.br/observatorio e o primeiro deles, que aborda indicadores da mortalidade no Estado, foi apresentado no webnário de lançamento, que contou com presença do pesquisador da Fiocruz José Noronha. Assista a íntegra do evento em https://www.youtube.com/watch?v=dKJ2dNmUwpw

Rodrigo Oliveira também trouxe para pactuação dos gestores a proposta de realizar mais uma edição do Congresso do Cosems em 2022. “A previsão é a realização no primeiro semestre, no município de Angra dos Reis. O evento vai fortalecer nosso processo de reencontro presencial”, anunciou. A proposta foi pactuada na assembleia.

Sobre o Previne Brasil, foi resgatado um histórico do programa no Estado, já que no mês de novembro aconteceu uma agenda intensa, que contou com a realização da oficina no dia 08. Houve mudanças, algumas geradas a partir das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho SES/ Cosems, que apontou os riscos de subfinanciamento de alguns municípios. Outras propostas e apontamentos foram encaminhadas ao MS para que sejam debatidas. Uma delas solicita a apresentação pelo MS de um estudo para mostrar porque alguns municípios tiveram o financiamento reduzido.

A legislações do período foram apresentadas pelo assessor jurídico do Cosems RJ, Mauro Silva, e o destaque foram as mudanças significativas na lei da improbidade administrativa. Foram alterados penas, prazos e outros aspectos. Outro informe está relacionado ao Decreto Estadual 42518. O Cosems RJ apontou os pontos do decreto que contrariam a lei 141. Será apresentada uma nova proposta de decreto. O também assessor jurídico da entidade, Julio Dias, fez um informe sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). O sistema está rodando de maneira precária, alguns municípios conseguiram homologar, mas ainda existem dificuldades. Não haverá nenhuma penalidade aos municípios, já que o erro é da plataforma.

A assembleia também apresentou o panorama dos cofinanciamentos estaduais aos gestores e reforçou o convite para a participação de todos no quarto webnário da série sobre Assistência Farmacêutica, que acontece no dia 19 de novembro, 15h, com o tema “Judicialização de Medicamentos: alternativas para o seu enfrentamento”, com transmissão pelo Youtube Cosems RJ.

CIB

Na parte da tarde, foi realizada a reunião da Comissão Intergestores Bipartite. No encontro, foi atualizado o cenário epidemiológico em relação à Covid-19 no estado, incluindo aspectos sobre as medidas de enfrentamento, a pactuação da atualização da planilha de leitos, os cofinanciamentos e outros indicadores. Com o crescimento da imunização, o estado está em um nível de classificação baixa no que diz respeito à novos casos e há queda na taxa de positividade, cerca de 10%, a menor taxa de todo período. Diminuíram também o número de atendimentos, de hospitalizações e mortes.

Categoria: Assembleia22 de novembro de 2021

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Ofício Cosems RJ para Ministério da Saúde – Proposta de aperfeiçoamento do Programa Previne BrasilPróximoPróximo post:Propostas de aperfeiçoamento do Programa Previne Brasil

Related Posts

Assembleia de maio do Cosems RJ apresentou mudanças na Atenção Primária à Saúde e orientações sobre os Planos Municipais de Saúde
21 de maio de 2025
Assembleia mensal de abril discute demandas do TCE-RJ, integração de dados, editais e prazos do PAC da Saúde
16 de abril de 2025
Gestores de Saúde do RJ se reúnem na assembleia de março do Cosems RJ
17 de março de 2025
Cosems RJ elege diretoria para o biênio 2025/2027 em assembleia extraordinária
21 de fevereiro de 2025
Cosems RJ realiza assembleia mensal de outubro
15 de outubro de 2024
Assembleia de setembro apresenta andamento de programas estaduais e federais
15 de setembro de 2024
  • Seleção Mestrado Profissional – Turma 2025/2
    12 de junho de 2025
  • Rede ColaboraAPS abre chamada pública para seleção de experiências inovadoras no SUS
    11 de junho de 2025
  • Cosems RJ convoca para assembleia extraordinária
    6 de junho de 2025
  • Cosems RJ participa da mostra “Boas Práticas dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro na Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
    3 de junho de 2025
  • 1ª reunião técnica de unidades oncológicas do Estado do Rio de Janeiro
    29 de maio de 2025
  • Entregue a representantes do município de Carmo a publicação “O SUS no Território Fluminense”
    29 de maio de 2025
Categorias
  • Apoiadores
  • Assembleia
  • Cofinanciamento
  • destaques
  • Eventos
  • Notas de Repúdio
  • Notas Técnicas
  • Notícias
  • PodCast
  • redes
  • Sem categoria

INSTITUCIONAL

 

Histórico

Missão, Visão e Diretrizes
Diretoria
Corpo Técnico
Secretarias Municipais
Estatuto

 





Cosems RJ
21 97528- 0915 - imprensa@cosemsrj.org.br